Off-Road
Off-Road
Na cidade de Campos do Jordão acontece 5ª e 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, temporada 2019.
Entre tantas competições de grande importância, o off-road é pouco divulgado e quase não acontece no estado de São Paulo.
Para isso, o MOTO.com.br traz a série de matérias 'MOTO off-road', dedicada a divulgar as competições de nível nacional, dar dicas para quem deseja participar das provas e, quem é apaixonado por motos off-road, orientar na melhor compra de uma moto de competição.
Nesta primeira matéria, o quesito principal é falar da experiência: entrevistamos o piloto Vitor Borges, da MXF Team, categoria E4 Pro. Borges pilota uma MXF 250 RX 4 tempos.
O piloto Vitor Borges é natural de Patrocínio, cidade pertencente do Triângulo Mineiro. Campeão mineiro de motocross na categoria 85cc. Em 2011 migrou para o Enduro após competir em uma etapa na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo.
Borges é uma aposta da montadora brasileira MXF Motors, especializada em motos de competição off-road, como o
Enduro;
Motocross;
Rally com quadriciclos.
A MXF Motors participa do Brasileiro de Enduro pela primeira vez este ano.
MOTO.com.br: Muito obrigado por nos atender. Contatamos a Dines Zamai, uma das organizadoras do Campeonato Brasileiro de Enduro; bem engajada na divulgação da competição, e pedimos uma indicação de piloto que aceitasse falar de forma mais técnica para o público. Ela falou sobre você logo de cara. As competições off-road aqui no estado de São Paulo têm pouca divulgação, então queremos mostrar ao público do MOTO.com.br quanta coisa acontece no país e incentivar mais pessoas a praticar as modalidades ‘fora de estrada’.
Fale um pouco sobre você; seu currículo nas pistas.
Vitor Borges: Opa, bora lá! Tenho 25 anos. Comecei a competir no motocross, fui Campeão Mineiro em 2008, na categoria 85cc. Tive o primeiro contato com o Enduro em 2011 já em uma etapa do Brasileiro, em Mogi das Cruzes (SP). Gostei muito da modalidade e acabei migrando do motocross para o Enduro.
MOTO.com.br: Essa mudança trouxe muitos benefícios, apesar de uma carreira sólida no motocross.
Vitor Borges: Sim, em 2014 tive um ano muito positivo como piloto de Enduro. Fui Campeão Brasileiro de Enduro nesse ano, pela categoria E5 (atual Amador). No mesmo ano, campeão da Copa EFX, pela categoria E4 e Campeão Mineiro de Cross Country, na categoria principal XC1.
MOTO.com.br: Você competiu também na Europa.
Vitor Borges: Em 2014 mesmo participei de 2 etapas do Campeonato Mundial de Enduro, na Espanha e Portugal. Foi uma viagem inesquecível, onde ganhei muita experiência, voltando para o Brasil com outra visão do esporte, foi muito legal. Fiquei um tempo afastado das competições, mas agora no ano de 2019 volto a competir no cenário nacional, com uma MXF 250RX.
MOTO.com.br: Como é a preparação física de um piloto de Enduro no dia a dia? Alimentação, treino de academia, a vida social do piloto interfere ou ajuda no desempenho?
Vitor Borges: Minha preparação física é feita com muito exercício aeróbico, como corrida, natação e bicicleta. Além de treinos de fortalecimentos com um pouco de peso e exercícios de instabilidade para ganho de equilíbrio e fortalecimento de músculos mais profundos. Treino com moto 4, 5 vezes por semana, trabalhando técnicas de curvas, frenagem, além de trilha longa para resistência.
MOTO.com.br: Para quem deseja ser um piloto de Enduro, qual o comportamento é primordial?
Vitor Borges: Um piloto, para obter um bom resultado em um nível de campeonato brasileiro, precisa ter foco no objetivo, abdicar de algumas coisas para treinar, viajar para competições, etc. A vida de atleta não é fácil, o desgaste físico é grande; o psicológico durante as corridas também… porém a vitória vem, a recompensa para todo esforço é muito bom! E é esse momento que todo piloto busca.
MOTO.com.br: Os pilotos estudam com as equipes cada etapa? Os trechos mais complicados, o Especial Honda, Especial Yamaha e o Especial Husqvarna?
Vitor Borges: Em toda prova de Enduro os pilotos não podem treinar na pista com as motos, nós já entramos no percurso para valer.
MOTO.com.br: Em trechos muito íngremes, há algum tipo de técnica para subir?
Vitor Borges: Caminhamos em todas as pistas por onde vamos passar, pra conhecer e visualizar bem os lugares onde vamos acelerar.
MOTO.com.br: A escolha da moto para competir é feita de acordo com seu preparo físico?
Vitor Borges: É escolhida geralmente pela equipe em que o piloto está representando, fazendo com que ele se prepare fisicamente e tecnicamente para acelerar aquela moto que foi dada a ele.
MOTO.com.br: Qual dica você daria para alguém que curte fazer uma trilha (off-road leve) e quer começar a competir no Enduro?
Vitor Borges: Se orientar com uma pessoa já experiente no Enduro, para saber quais procedimentos seguir durante a prova e não ser penalizado. De resto, se já faz uma trilha, consegue andar em um Enduro. Um preparo físico é sempre bom fazer também, para aguentar um dia inteiro de prova. Pedalar, correr e nadar são ótimas opções para praticar.
Esta é a primeira parte da entrevista com o piloto do Campeonato Brasileiro de Enduro, Vitor Borges. Amanhã, daremos continuidade ao assunto ‘o piloto’, com uma ótica de comportamento profissional com sua equipe.
Continuaremos na divulgação dos campeonatos off-road e no auxílio aos leitores levando conteúdo e orientando na melhor compra de sua moto.