Aldo Tizzani
Motos movidas exclusivamente a etanol. Essa foi a proposta que a Infinity Rally Team adotou para participar da 15ª edição do Rally Internacional dos Sertões, realizado entre os dias 8 e 18 deste mês.
Na visão da equipe, que utilizou motos KTM, é possível competir sem degradar o meio ambiente e, acima de tudo, sem perder rendimento ou competitividade.
Como pano de fundo, o time buscou incentivar os fabricantes a produzir motos ecologicamente corretas, já que a emissão de poluentes é infinitamente menor se comparado a modelos à gasolina.
Sem grandes investimentos, a KTM 525 EXC de competição recebeu poucas modificações. Entre elas, substituição da agulha do carburador, troca dos giclês e das mangueiras de passagem do novo combustível. Além do uso de vela ‘fria’.
Mas o grande segredo está na entrada de ar no carburador, que teve de ser “canalizado”. Assim, o ar e o álcool chegam mais rápido ao carburador e a queima do combustível acontece de forma mais eficiente. “Queremos mostrar para os fabricantes que motos movidas a etanol são perfeitamente viáveis e ecologicamente corretas, uma vez que o etanol é 98% menos poluente que a gasolina”, afirmou o piloto Fabrício Bianchini, que encerrou sua participação no Sertões na 30ª posição.
Em função de uma queda, o competidor teve que substituir o motor de sua moto por um de 450cc e, por isso, perdeu posições. Pelas suas contas chegaria entre os 20 primeiros.
Mas, na prática como funciona o motor a álcool? “O propulsor trabalha mais frio. Nas longas especiais do rali, por exemplo, onde a potência era exigida ao extremo, o motor não esquentava. E isso foi uma grande vantagem e a possibilidade de uma quebra reduziu bastante”, destacou o piloto da Infinity Rally.
Com relação ao desempenho da moto, segundo Bianchini, a KTM respondia com igual ou melhor performance se comparada a outros modelos movidos a gasolina. “Em alguns trechos, a velocidade final de minha moto chegou a 150 Km/h”, contou, orgulhoso, já que a utilização de combustíveis renováveis (álcool ou biodiesel) está na pauta internacional.
A iniciativa da Infinity em alterar o consumo da motocicleta para álcool fez com que os organizadores do Rally dos Sertões anunciassem a criação de uma categoria exclusiva para veículos movidos a etanol na edição 2008 da prova.
“Pela primeira vez tivemos uma moto a álcool no Sertões, mostrando que o projeto é totalmente viável. Portanto, iremos criar uma categoria para motos e carros com esta característica”, disse Marcos Moraes, presidente da empresa organizadora do maior evento off-road das Américas. “Também estamos estudando a utilização de outros combustíveis renováveis, como o biodiesel”, revelou.
Fotos: Divulgação.