Latino-americano de Trial em Catas Altas (MG)

O campeonato trará para a cidade uma bela disputa entre pilotos de toda América Latina.

Por André Jordão

Planejamento e um estudo de caso apurado aliado ao crescimento da economia brasileira e importância do Brasil para a FIM trazem o Latino Americano de Trial para a cidade de Catas Altas dias 24 e 25 de julho. A cidade alia atrativos naturais e históricos e ocupa ainda a quinta melhor posição em qualidade de vida no estado de Minas Gerais, segundo estudo recente da Fundação João Pinheiro. O planejamento trará também para a cidade uma bela disputa entre pilotos de toda América Latina mostrando sua destreza nas pedras do município.

A vocação turística de Catas Altas está a vista de todos os visitantes e moradores, e ainda um projeto de desenvolvimento que envolve a Estrada Real através do atuante Instituto Estrada Real que preserva, demarca e divulga os antigos caminhos, em três circuitos, Velho, Novo, e dos Diamantes onde esta Catas Altas. O chamado Circuito do Ouro apóia o desenvolvimento turístico das cidades do quadrilátero ferrífero.

O Trial exige pedras, rios, e cascatas e Catas Altas está pronta para dar a competições pedras e  todo o resto. As altitudes na região variam de 750 metros para 2070 no Pico do Sol. E no meio são muitos morros íngremes e pedras desafiadoras.  O patrimônio turístico de Catas Altas e o Caraça ao fundo são o local ideal para a pratica do Trial. Além da harmoniosa beleza natural e histórica que emoldura a pratica esportiva.

SPEA FIM TRIAL WORLD CHAMPIONSHIP 2011 -  homologatória para o Mundial de 2011 a prova ganha ainda mais importância. O Mundial tem transmissão por TV para todo o mundo, presença dos maiores do planeta como Toni Bou e Adam Raga. No Latino teremos a presença do Sr Jean Marc Crumière, presidente do Comitê de Trial da FIM, que na preparação do mundial de 2011,  ministrara um Seminário de Trial trazendo para o Brasil o conhecimento adquirido pela FIM em seus anos de realização do evento.

As seções, trechos cronometrados, serão dez onde cada pilotos tem um minuto para entrar ultrapassar os obstáculos e sair. Todas próximas do Ginásio Municipal e da área de estacionamento. O favorito entre os pilotos de 8 países e alguns estados brasileiros é o Campeão Latino Americano, Diego Ordóñez que já esta em Catas Altas e diz esperar uma grande prova num lugar belíssimo e excelente para a pratica do Trial. O Campeão Brasileiro, Valter Fernandes, será a maior esperança brasileira de vitória na classe mais disputada. Os pilotos competem em duas classes A (máster) e B, com reconhecimento especial aos pilotos juniores, ate 21 anos.

O venezuelano Andrew Sandrock, da FP Trial Team, ilustra bem o desenvolvimento do esporte, com apenas 15 anos ele vem para seu primeiro desafio internacional de porte: "Será minha primeira experiência em grandes eventos internacionais, mas gosto muito do Brasil que sempre quis conhecer, e colocarei todo meu empenho para competir e aprender com os melhores pilotos dando meu melhor para um bom papel na prova"

O evento começa com treinos hoje, tendo vistorias técnicas e administrativas no sábado 24 de julho entre oito e dez da manha e a competição propriamente dita começa as onze horas no sábado, com duração prevista de cinco horas. Já no domingo 25 de julho a disputa começa às dez horas. Premiação apos o termino do competições, termino previsto para as dezesseis horas. O Paddock será no Ginásio Municipal, e as seções estão localizadas próximas ao Poço do Bueiro, o evento tem entrada gratuita e uma ampla área de estacionamento nas imediações de um campo de futebol a 300 metros das especiais e também perto do Ginásio.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br