Kawasaki KX 450 F 2009: Furacão verde

Agora injetada, máquina japonesa chega para acirrar a briga das motos off-road quatro tempos.

Por Leandro Alvares

Bruno Parisi

O modelo 2009 da Kawasaki KX 450 F deve passar como um furacão e levantar poeira nas pistas de motocross de todo o mundo. A representante da Kawa na principal categoria mundial da modalidade, a MX-1, é a primeira moto off-road da marca equipada com injeção eletrônica.

A fábrica de Akashi seguiu a receita de Suzuki e Honda, mas foi além: criou um inovador sistema de injeção eletrônica, que elimina o uso da bateria. A KX 450 F, que deve desembarcar neste primeiro semestre no Brasil, também recebeu melhorias na sua ciclística.

O motor monocilíndrico tem 449cm³ de capacidade tem comando de válvulas duplo (DOHC) e conta com refrigeração líquida. O cabeçote e os dutos de admissão e exaustão foram projetados para acomodar o novo sistema de alimentação eletrônica e oferecer desempenho em uma ampla faixa de rotação.

A Kawasaki não divulgou os números de desempenho, porém afirma que a entrega da potência foi melhorado e o torque está disponível desde as baixas e médias rotações. Tudo para garantir tração desde a largada até o salto final. Até mesmo o sistema de exaustão, com um novo tubo de escapamento, foi desenhado para garantir o torque constante dessa verdinha.
 
Chassi mais estreito e leve

Se por um lado se busca mais potência em uma off-road profissional como essa KX 450 F, por outro os engenheiros trabalham duro para reduzir o peso. O quadro com tubos de seções mais estreitas — de 70 mm para 68 mm — garantiu uma perda de cerca de 800 g. Mas sem esquecer a rigidez que garante estabilidade em altas velocidades. Afinal, essa nova Kawa foi feita para acelerar.

A balança traseira, além de 200 g mais leve, foi redesenhada e agora está fixada em um ponto mais alto do quadro. Com isso, garante melhor tração e permite um maior curso do monoamortecedor — 315 mm na roda traseira. 

Na dianteira, o garfo invertido (upside-down) traz a assinatura da Kayaba e se encarrega de neutralizar os maus caminhos. Na frente, o curso da roda também é de 315 mm, além de oferecer mais de 20 regulagens de retorno e compressão da mola. Pesando apenas 112,7 kg em ordem de marcha, não será tarefa difícil para esse conjunto absorver os saltos de uma pista de motocross.

Vem para o Brasil?

Com o retorno da marca ao País no ano passado, as chances de ver essa máquina nas pistas aumentaram. Segundo a assessoria de imprensa da Kawasaki no Brasil, a novidade desembarca por aqui junto com outras motocicletas off-road da marca neste primeiro semestre.

Além disso, a “Kawa” deve nomear em breve uma concessionária especializada em motocicletas off-road em Bragança Paulista (SP). Agora é esperar para ver a “verdinha” arrepiando nas pistas brasileiras.


Fonte:
Agência Infomoto

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