JEAN AZEVEDO, O REI DO RALI NO BRASIL

Ele venceu todas as provas que disputou esse ano no Brasil, e agora quer conquistar o mundo.

Por Fredy

São Pedro (SP) - Não existe piloto no Brasil que chegue aos pés de Jean Azevedo, um rei sobre duas rodas. Ele conquistou neste final de semana, na região de São Pedro, interior de São Paulo, o Baja Café e por tabela o pentacampeonato do Brasileiro de Rally Cross Country por antecipação na categoria Super Production. Jean venceu todas as provas que disputou este ano, inclusive o Rally dos Sertões, onde também já soma cinco vitórias.

O Baja Café teve o prólogo no sábado de dois quilômetros e no domingo foram duas etapas especiais (cronometradas) para as motos. Pela manhã os pilotos percorreram 80 quilômetros e à tarde outro trecho de 40 quilômetros contra o relógio. O Café ainda definiu outros três campeões nacionais: Flávio Carvalho, na Production; Rodolpho Matheis, na Marathon, e Robert Nahas, nos Quadriciclos.

Próximo desafio
Agora Jean se concentra para o Rally dos Amigos, última etapa da temporada 2005, dia 3 de dezembro, em Itatinga, interior paulista, e para o Rally Dakar, a partir de 1 de janeiro. Mas antes das competições, ainda em novembro, Jean seguirá para um treino intensivo no Deserto do Atacama, no Chile, visando o Dakar.

"Estou muito feliz com essa vitória no Baja Café. É o resultado de um ano inteiro de trabalho. Como a próxima prova será praticamente na véspera de viagem para o Dakar, vou aproveitar também para treinar com a KTM 700 no Rally dos Amigos, que é bem mais parecida com a moto que utilizarei na África”, explicou o piloto, que no Brasil compete com a KTM 525.

Ele quer conquistar o mundo
Jean Azevedo não tem mais o que conquistar no Brasil. Já venceu tudo e todos nas mais difíceis competições pelo país, inclusive grandes nomes do rali mundial, como o chileno Carlo de Gavardo e o espanhol Marc Coma no Sertões 2005, em agosto.

Agora o piloto de São José dos Campos sonha em, um dia, fazer vôos mais ambiciosos. Se dependesse apenas da vontade dele, correria o Mundial de Rally Cross Country em 2006 e, depois, disputaria o Dakar em busca da vitória. Competência não falta para Jean - em todos os sentidos; o que ainda falta é justamente a experiência em um Mundial, onde poderá correr e se aperfeiçoar com os melhores do planeta, e equipamento do mesmo nível das equipes de fábrica.

Jean pode chegar lá. Já mostrou que está quase 100% preparado para isso. Em janeiro deste ano conseguiu a façanha de vencer uma das etapas do Dakar na África - aqueles dias que parecem intermináveis com centenas e centenas de quilômetros na areia e na terra. O rei do Brasil chamou a atenção do mundo, levou tapinhas nas costas e passou a ser respeitado como um gigante, mesmo com seu 1m69 (ele mal consegue ficar em pé na KTM 700...).

Nem Jean parecia acreditar no resultado. O "homem de gelo", como é chamado devido à frieza e atitudes muito bem calculadas durante as competições, desabou de emoção e chorou feito criança. De volta ao Brasil, Jean voltou a chorar, desta vez quando subiu ao pódio na chegada do Rally dos Sertões, em Goiânia, quando recebeu da mulher, Patrícia, a filhota Mariana. Mais uma vez o homem de gelo derreteu.

Agora o Brasil já pode começar a torcer... Que venha o Dakar 2006. E tomara que Jean se transforme em "água" no calor escaldante do Saara.

O Baja Café é organizado e promovido pela Adventure Eventos e tem supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).



Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br