Jean Azevedo em segundo no 1º dia do Atacama Rally

Piloto brasileiro da equipe Honda Racing Rally Team consegue boa colocação na disputa da primeira etapa

Por Aladim Lopes Gonçalves

Completa, a Honda Racing Rally Team começou pra valer nessa quarta-feira (30/10) o primeiro teste visando ao Dakar 2014, que ocorrerá de 5 a 18 de janeiro, na América do Sul. Na categoria motos do Atacama Rally, os brasileiros Jean Azevedo, em segundo; Dário Júlio, em sexto; e Ike Klaumann, em nono; completaram sem dificuldades o primeiro dia de provas na região de Caldera, no Chile. A especial teve 157 quilômetros de percurso total, sendo 116 km de trechos cronometrados (especiais). A vitória ficou com o competidor local Pablo Quintanilla.

Com quilometragem curta, a especial do dia foi rápida. Em formato de laço, os competidores se dirigiram ao norte do deserto do Atacama e posteriormente retornaram para Caldera, cidade que serve como base para organização, equipes e pilotos. “Hoje tivemos uma especial bem rápida, sem nenhuma dificuldade. Foi um bom treino. Espero manter o ritmo e seguir a preparação para o Dakar”, afirma Jean Azevedo, que compete pela segunda vez a prova chilena.

Em adaptação, o mineiro de Lavras Dário Júlio busca aprimorar a navegação por CAP. O objetivo é estar totalmente adaptado para principal prova off-road do planeta. “Foi muito importante navegar certo nesta etapa de abertura, pois o Atacama Rally é disputado praticamente em dunas. Procurei não me arriscar e me atentar à navegação. Passei por todos os way points e não cometi erros graves. Estou cada vez mais seguro e é isso o que importa”, coloca o piloto, que corre a bordo da Honda CRF 450X.

No mesmo ritmo de Dário está o catarinense Ike Klaumann. Para ele, o Atacama Rally está sendo uma ótima experiência. “A prova daqui é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. No deserto, a interpretação da navegação é fundamental para seguir o caminho correto. Tudo isso está sendo um grande aprendizado para o Dakar”, complementa Ike.

Nesta quinta-feira (31), os pilotos terão o primeiro grande teste na competição, pois a quilometragem é extensa. Em 400 km de trajeto, serão 368 km de especiais.

Atacama Rally
A prova, que tem um total de cinco etapas e até domingo (3) passará pelo Deserto do Atacama, conta com 1.526 km de percurso total, sendo 1354 km de especiais.
 
Primeira etapa - categoria motos (resultado extraoficial):
1º Pablo Quintanilla 1h14min43s
2º Jean Azevedo 1h17min41s
3º Felipe Prohens 1h17min53s
4º Daniel Gouet 1h18min38s
5º Claudio Rodriguez 1h22min55s
6º Dário Júlio 1h26min39s
9º Ike Klaumann 1h32min00

Fotos: creamoschile.com - Vipcomm/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br