Um dia após vencer sua primeira especial na edição 2007 do Rally dos Sertões, Jean Azevedo anunciou na manhã desta quarta-feira que iria abandonar a disputa.
A causa da desistência do brasileiro foi uma reclamação feita pelo francês Cyril Després, que entrou com um recurso junto à direção de prova ao final da etapa de ontem, alegando que o rival não poderia largar em primeiro no estágio de hoje.
De fato, segundo o regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), quem não larga em uma etapa da competição deve partir da última posição em todas as próximas especiais. E como Jean ficou de fora do quarto dia do Sertões, a regra passou a ser aplicada sobre ele.
“Agora não vale a pena continuar, pois estaria saindo todos os dias na poeira dos outros pilotos, ficando sem visibilidade”, disse Azevedo. “Daqui a poucos dias terei o Por Las Pampas Rally, válido também pelo Campeonato Mundial, e não vou me arriscar”, justificou.
Antes de acionar os organizadores, Després havia criticado o adversário brasileiro por tê-lo supostamente prejudicado na especial da terça-feira, que teve como destino a cidade baiana de Lençóis. O atual campeão do Sertões alegou que teria ficado na poeira de Jean, após ter sido ultrapassado, o que fez com que perdesse a visibilidade.
O brazuca, no entanto, foi defendido Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race, organizadora do rally. “Acho isso foi uma desculpa para justificar o resultado que ele teve. As imagens de monitoramento via GPS mostraram que não tinha absolutamente nada de interferência de poeira no Cyril”.
Pentacampeão da maior competição off-road das Américas, Azevedo foi o melhor representante do Brasil na última edição da prova. Terminou em terceiro, atrás do desafeto Després e de David Casteu.
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário