O amanhecer quente e o tempo muito seco nesta sexta-feira (4/09), em Nova Lima (MG), já dava indícios que o primeiro dia da 33ª Enduro da Independência iria exigir força e resistência dos quase 400 pilotos inscritos. Apesar da dificuldade dos trechos e trilhas, o piloto capixaba Jomar Grecco (foto), largou na frente, ignorou obstáculos e temperatura, e venceu a primeira etapa da competição somando 50 pontos.
Por volta das 11h30 da manhã, o piloto da Orange BH KTM retornou ao parque fechado no bairro Alphaville Lagoa dos Ingleses, garantindo a vantagem de largar novamente em primeiro lugar amanhã (5). “Achei a prova tranquila, não tive muitas dificuldades. O roteiro, com bastante trilha, estava bom e bateu direitinho”, comentou Jomar.
Apesar da vantagem de 6 pontos para o segundo colocado, Lucas Nunes (Fast Brothers), Grecco revelou que logo no início da prova enfrentou um pequeno problema. “Eu tive problema de manhã, logo no começo, meu odômetro andou para frente sem eu perceber, com a moto parada, no neutro. Quando eu vi, ajustei, fiquei atrasado e não o consegui recuperar o tempo antes do segundo neutro técnico, mas deu tudo certo no final’’, contou.
Para o piloto mineiro, de Nova Lima, Lucas Nunes, a palavra facilidade passou longe do percurso. “Prova bem difícil, mesmo para quem já conhece a região tinha que ficar bem focado no roteiro. Consegui andar bem, tive um erro só na parte da manhã e na parte da tarde fui muito bem. O nível da prova está muito alto”, analisou.
Somando 40 pontos, Michel Luiz Chechet (Honda), terceiro colocado do dia, analisou sua performance. “O primeiro dia foi de adaptação. A organização preparou uma prova bem navegável e não dava para tirar o olho da planilha, o problema é que tinham umas pedras no caminho para cuidar também. Foi divertido, mas cometi alguns erros. Ainda teremos três dias, e promete ser puxado. Hoje foi um aperitivo para mostrar o que as trilhas mineiras têm”, brincou.
Largando na última colocação, Emerson Loth Bombadinho (Protork), que defende o título da prova não ficou satisfeito com o seu rendimento, e terminou o dia na 12ª posição. “Sofri bastante com a poeira, e por ser o último da Máster, eu peguei alguns pilotos da sênior pelo caminho. Em alguns pontos eu cheguei a parar a moto porque eu não conseguia ver a trilha. Meu dia ficou marcado pelos erros de navegação. Não fui nada bem. Vou tentar caprichar amanhã, e por ser uma prova longa, ainda dá para recuperar. Mas não fiquei satisfeito não”, declarou.
Sabará é o destino do segundo dia de competição
Neste sábado (5), a largada também será realizada às 7h, com previsão de chegada do primeiro piloto às 13h. A prova vai para a cidade histórica de Sabará. Serão 163km, o neutro principal será na Praça da Matriz e com outro neutro programado no município de Raposos.
Nota de Pesar
No meio da tarde hoje, uma notícia abalou toda a organização e atletas. O piloto Adriano Miranda, 49 anos (numeral 358), que competia na categoria Duplas, junto com o filho, Miguel Miranda (numeral 359), desmaiou em cima da moto e caiu. A equipe médica, chegou ao local cinco minutos depois e constatou a parada cardíaca. Por mais de 60 minutos foi tentado a reanimação. Ele foi transferido de helicóptero para o Hospital Municipal de Nova Lima, onde já chegou em óbito. O Trail Clube de Minas Gerais (TCMG) e toda a sua diretoria decretaram luto oficial durante o evento e informam que todas as cerimônias comemorativas estão canceladas.
Foto: Léo Tavares/Corrosivo Filmes
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário