Husqvarna adota controle de tração em motos cross

Modelos da linha 2017 da marca sueca, voltados para o Off Road, são os primeiros a trazer o novo sistema eletrônico de série

Por Aladim Lopes Gonçalves

A Husqvarna, marca de origem sueca que hoje pertence a KTM, acaba de apresentar na Europa sua nova linha de modelos voltados ao motocross. A grande novidade fica por conta da adoção do controle de tração para os modelos quatro tempos. Há outros atrativos como a nova suspensão dianteira (WP), com tubos de 48 mm, e o reformulado sistema de gerenciamento eletrônico.

Com motores de dois e quatro tempos, a família é formada pela pequena TC 85 até a topo de linha FC 450. O line-up é completado pelas TC 125, TC 250 (dois tempos), FC 250 e FC 350, ambas quatro tempos.

Agora a linha quatro tempos da “Husq” usa um recurso até então quase que exclusivo de modelos esportivos e nakeds: o controle de tração. A tecnologia pode ser habilitada por um interruptor (Off/On) . No caso do piloto optar em usar o controle de tração, o recurso eletrônico não deixará o pneu da moto perder o contato com o solo. Ou seja, se o giro do motor aumentar muito rapidamente, o dispositivo irá registar uma perda de aderência e, consequentemente, reduzir a quantidade de potência entregue a roda traseira, garantindo assim o máximo de tração. Isso reflete em um maior desempenho, como também em mais segurança.

Já a nova central eletrônica, da marca Keihin, oferece um processamento de dados mais rápido, principalmente quando o controle de tração entra em ação. O sistema monitora a abertura do acelerador e o aumento repentino do giro do motor, para detectar perda de aderência na roda traseira. A nova eletrônica também oferece um amplo mapeamento do propulsor, além de um funcional controle de largada.


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br