Off-Road
Off-Road
O mineiro Felipe Zanol segue cada vez mais líder isolado do Brasileiro de Enduro FIM em 2010. Neste fim de semana o piloto venceu o Enduro da Grande Natal, válido pela 3ª e 4ª etapas do campeonato, em Macaíba/RN, e abriu ainda mais vantagem na classificação geral da competição. Nielsen Bueno, piloto campeão brasileiro em 2009, se recuperou da estréia não tão boa na 1ª etapa em Farroupilha/RS, e conquistou a segunda colocação, enquanto o gaúcho Gregório Caselani venceu a categoria E2, ficando em terceiro na geral, atrás apenas de Nielsen e Zanol.
“Foi um fim de semana muito bom. Ganhei os dois dias, e, assim como em Farroupilha, terminei com uma boa distância para o segundo colocado. Foram mais duas vitórias na classe e na geral. Para o campeonato isso é bom demais. Serão 11 etapas e felizmente já ganhei um terço delas. Dá uma tranquilidade e fico bem mais confortável, mas é importante não descuidar para não ter problema mais à frente”, declarou o vencedor.
Zanol conquistou a vitória na categoria E1 seguido por Nielsen e Rafael Braga. Na categoria E2, além de Gregório Caselani, completaram o pódo Glauber Barreto e Sérgio Viera Borges. Os outros vencedores do fim de semana foram: Alcindo Bortoncello (E3a); Jesus Rodrigues (E3b); Fabio do Nascimento (E4) e Alesson Chapiewski (E5)
O piloto mineiro destacou o forte calor potiguar como um dos principais obstáculos da prova, mas também aprovou a realização da competição no Nordeste.
“Aqui faz um calor danado. Para nós que somos do Sul ou Sudeste estava muito quente, abafado demais. Os deslocamentos estavam relativamente tranquilos, mas estava bem quente - disse Zanol. - Foi muito bacana ter tido contato com o pessoal daqui. Fiquei alguns anos fora do Brasil, mas muita gente disse que acompanhava o resultado das minhas provas. Foi bacana. Acho importante demais ter um intercâmbio e provas assim em todos os cantos do Brasil”, ressaltou.
Zanol agora se prepara para a abertura do Brasileiro de Cross-Country, dia 16 de maio, em Paraíba do Sul/RJ. Logo depois o piloto mineiro embarca mais uma vez para a Europa, quando irá disputar a terceira etapa do Campeonato Mundial de Enduro, nos dias 22 e 23 de maio, em Lovere, na Itália.
Em sua terceira edição como prova do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, o Enduro da Grande Natal serviu também para homologar o sistema de apuração por GPS de Alfredo Miranda, presidente da Federação de Motociclismo do Ceará.
“A apuração por GPS foi um grande sucesso, pois além de ser muito preciso o sistema não deixa dúvidas e o resultado sai com muita rapidez. Agora, a CBM passa a aprovar o sistema do Alfredo Miranda para as demais provas do Campeonato Brasileiro”, declarou Assis Aquino, diretor nacional de Enduro FIM e vice-presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
A próxima etapa do Brasileiro de Enduro FIM acontece nos dias 17 e 18 de julho, em Belo Horizonte/MG. A supervisão do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Confira o resultado do Enduro da Grande Natal:
Geral (tempo):
1) Felipe Zanol - 1h09min00s387
2) Nielsen Bueno - 1h12min29s591
3) Gregório Caselani - 1h12min54s639
Resultado final por categoria (soma dos dois dias)
E1:
1) Felipe Zanol, 50 pontos
2) Nielsen Bueno, 44
3) Rafael Braga, 40
E2:
1) Gregório Caselani, 50 pontos
2) Glauber Barreto, 42
3) Sergio Vieira Borges, 40
E3a:
1) Alcindo Bortoncello, 45 pontos
2) Francisco Marino, 43
3) Renato Martins, 40
E3b:
1) Jesus Rodrigues, 50 pontos
2) Antonio Maurício Medeiros, 43
3) Teofilo de Souza, 38
E4:
1) Fabio do Nascimento, 47 pontos
2) Leonardo Martins, 47
3) Antonio Jorge, 40
E5:
1) Alesson Chapiewski, 47 pontos
2) Rafael Rangel, 47
3) José Thomas da Silva, 38