Equipe Trial da Repsol Honda realiza teste com combustível renovável
Toni Bou e Gabriel Marcelli já puderam treinar com o biocombustível de competição concebido e produzido no Repsol Technology Lab
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Os pilotos Toni Bou e Gabriel Marcelli realizaram o primeiro teste com as motocicletas abastecidas com combustível renovável.
A Repsol, em conjunto com os pilotos e pesquisadores, trabalha na formulação de novos combustíveis renováveis com o objetivo de reduzir as emissões, provenientes de resíduos orgânicos e que emitem até 90% menos emissões líquidas de CO2 do que os combustíveis convencionais .
No primeiro teste, que você pode acompanhar no vídeo abaixo, Bou e Marcelli informaram à Repsol que o desempenho da motocicleta foi idêntico ao do combustível convencional, o que é uma boa base para continuar avançando nos próximos testes com o objetivo de fazer a combinação motor-combustível funcionar em plena capacidade.
Com o objetivo da descarbonização da mobilidade, a Repsol aposta nos combustíveis renováveis, que são combustíveis produzidos a partir de matérias-primas de origem sustentáveis, como biomassa e resíduos orgânicos.
Para isso, a Repsol Honda realizou testes com diferentes equipes, como em 2022, forneceu esse biocombustível para a F4 francesa e também para Isidre Esteve, que participou do Dakar com um combustível feito com 75% de matérias-primas de origem sustentável. Marc Márquez, por sua vez, também fez um teste em Jarama há algumas semanas, com um bom resultado também.
Com resultados positivos, a Repsol colocará em funcionamento no primeiro trimestre de 2023 a primeira fábrica de biocombustíveis avançados em Espanha, em Cartagena, que produzirá 250.000 toneladas de combustíveis renováveis a partir de resíduos.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário