Apontado como um dos nove favoritos ao título da categoria motos no principal evento off road do mundo, Jean Azevedo se disse otimista para a edição de 2006 do tradicional Rally Dakar, que se inicia no próximo dia 31.
Em entrevista ao MOTO.com.br, o brasileiro da equipe Petrobras Lubrax falou, entre outras coisas, sobre sua ansiedade pela prova, a qual reunirá 240 competidores das duas rodas para 15 dias de adrenalina e muita disputa.
Na lista dos fortes candidatos ao primeiro lugar, divulgada recentemente pela organização do Dakar, oito são pilotos da KTM, entre os quais Azevedo e os atuais campeões e vice da competição: o francês Cyril Despres e o espanhol Marc Coma, respectivamente.
Confira a seguir o bate-papo com o piloto:
MOTO.com.br: Jean, quais as expectativas para o Dakar 2006, já que a equipe conta com novo equipamento?
A expectativa por um bom resultado é grande, neste ano contaremos com a nova motocicleta KTM LC4 Rally, protótipo que será utilizado pelos 11 pilotos oficiais da marca, porém ainda não contamos com a mesma estrutura de apoio que eles têm da fabricante. Nossa equipe terá também o apoio de um caminhão conduzido por meu mecânico, Geraldo Lima, com assistência mecânica e peças sobressalentes. Minha expectativa é chegar entre os dez primeiros. Num Dakar tudo pode acontecer, e quem sabe podemos beliscar um pódio.
M: Quanto ao novo regulamento, limitando as motos para a velocidade final de 160 km/h, devido aos acidentes fatais ocorridos no último Dakar, o que você acha?
É complicado, creio que é o tipo de medida que não favoreça tanto a segurança, pois agora o piloto tem de estar atento à pista, à planilha e também à velocidade, fator que acredito tirar nossa concentração. Então creio que outras medidas poderiam vir mais a favor da segurança. Quanto à técnica acho que piorou, pois tirou a perícia de pilotos, que não são todos, capazes de atingir velocidades acima dos 200 km/h em terrenos de extrema dificuldade.
M: A organização apontou você como um dos nove favoritos ao título, como você encara o fato?
Este favoritismo não me assusta nem um pouco, fico bastante contente por ser lembrado e vou utilizar isto como estímulo para acelerar ainda mais. O fato é que, como eu disse, num Dakar tudo pode acontecer.
M: O que você achou da mudança do regulamento quanto ao tamanho e capacidade do tanque de combustível?
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