Enduro da Independência: Três décadas de muita história

Tradicional competição que revive a viagem de Dom Pedro I a Minas Gerais já reuniu mais de 17 mil pilotos

Por Aladim Lopes Gonçalves

O Enduro da Independência, competição que será realizada de 4 a 7 de setembro e vai de Mariana (MG) a Vitória (ES), é considerada a maior prova de Enduro de Regularidade do mundo. Em três décadas de histórias da prova soma mais de 17 mil participantes e uma média de 550 pilotos por edição. Nos últimos anos, por questões de segurança, logística e até ambientais, a diretoria do Trail Clube de Minas Gerais (TCMG) limitou a 400 competidores, entre profissionais e amadores por edição.

É o que explica o presidente do Trail Clube de Minas Gerais, Gustavo Jacob. “Hoje, diferente do passado, os espaços nas cidades são limitados, as propriedades rurais ficaram menores e temos que nos adaptar a realidade”, disse o dirigente, que não descarta no futuro, alterar o formato e até acrescentar outras modalidades para voltar a ampliar e até tentar quebrar recorde de inscritos, relembrando o passado.

O Enduro da Independência foi disputado pela primeira vez em 1983 recriando a última viagem de Dom Pedro I a Minas Gerais, percorrendo cerca de 800 km, em três dias de duração. O mesmo caminho, as centenárias fazendas, vilas e pontos visitados pelo primeiro imperador do país, pernoitando nas cidades históricas.

O enorme sucesso e repercussão da prova foi um dos responsáveis pela popularização e massificação do esporte no país, uma espécie de divisor de águas, que encontrou em Minas condições excepcionais de desenvolvimento, em função do relevo apropriado e da qualidade de seus praticantes.

Ao longo do tempo, o percurso do Enduro da Independência foi sendo adaptado, mas conservando sempre o espírito cívico e de patriotismo. Em função da logística de organização, da acomodação da caravana itinerante, composta por pilotos, apoios, mecânicos e organizadores que somam ao todo mais de duas mil pessoas.

Em 2014 o trajeto de Mariana (MG) a Vitória (ES) terá pernoites em Manhuaçu (MG) e Venda Nova do Imigrante (ES). São as trilhas da Estrada Real se encontrando com as da Rota Imperial. As inscrições para o Enduro da Independência 2014 já estão abertas, mais informações no site www.tcmg.com.br ou pelos telefones 31-3281-0717 e 9202 2300.

PROGRAMAÇÃO
03/09/2014 – Secretaria de Prova ( Entrega de Kits e Material de pilotos) – Mariana/MG
04/09 /2014 – Largada  e 1ª Pernoite : Mariana/MG
05/09/2014 – Segunda  pernoite : Manhuaçu/MG – Chegada ; Parque de Exposições de Manhuaçu
06/09/2014 – Terceira Pernoite : Venda Nova do Imigrante/ES – Chegada : Centro de Eventos Polentão  - Av. Nova Vitória – Centro
07/09/2014 – Chegada :  Vitória/ES –  Chegada : Complexo Walmor Miranda, também conhecido como Sambão do Povo -Av. Dário Lourenço de Souza, s/n, bairro Sto Antônio
 
Foto: Doni Castilho/Divulgação

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br