Off-Road
Off-Road
Em três décadas de história, a hegemonia das montadoras japonesas prevalece no Enduro da Independência. A Honda é a que possui mais títulos, sendo campeã por 11 vezes. Na segunda colocação, está a Yamaha com 10 e em terceiro, a Suzuki empatada com a Agrale, ambas com 3 vitórias cada. A expectativa é grande para saber quem sairá com mais um título, na 32ª edição do maior Enduro de Regularidade do mundo, que será realizado na semana que vem, de 4 a 7 de setembro, de Mariana (MG) à Vitória (ES).
Na lista dos campeões, com um título cada uma, ainda está a Husqvarna, Kawasaki, Gas Gas e Sherco, que venceu ano passado com o Capixaba Jomar Grecco. O Enduro da Independência é uma prova de resistência que testa tanto pilotos, quanto máquinas. Por isso, ser campeão de uma prova que percorre 800km em quatro dias torna-se um dos títulos mais almejados da indústria motociclística.
Desde sua primeira edição, em 1983 até a quinta, o Enduro da Independência só foi vencido por motos Yamaha. A primeira vitória da Honda, só veio em 2001, quando Sandro Hoffman venceu pilotando uma Honda Tornado 250, de fabricação nacional. A partir daí foram nove vitórias consecutivas da marca simbolizada pela asa vermelha, feito inédito por uma montadora na história da prova.
No hipismo, o termo “conjunto” define a dupla cavalo e cavaleiro ou amazona. No Enduro não é diferente e o termo também pode ser aplicado, pois um não faz sentido sem o outro. Por isso, a medalha simboliza não só o reconhecimento ao esforço do piloto, mas também uma homenagem àquela máquina, que possibilitou tal feito. Sendo assim, se existe o hall dos campeões, onde fica registrado eternamente o nome do piloto, temos o outro, que registra a moto que cada um usou. Mais informações sobre o Enduro da Independência 2014 podem ser encontradas no site tcmg.com.br ou pelos telefones 31-3281-0717 e 9202-2300.
Confira o conjunto vencedor em cada edição do Enduro da Independência