Um Município de Santa Catarina, Maracajá, vai comemorar seu 29º Aniversário de Emancipação Político Administrativo de maneira radical, repleta de aventura e adrenalina sobre duas rodas. A região preparou para o mês da data especial, maio, a realização da 1ª Etapa da Copa Sul de MotoCross.
A prova, nos dias 13 e 14, será disputada na Pista do Cafão, próxima ao trevo da cidade, e os competidores poderão participar nas categorias MX1, MX2, MX3, Estreantes, Nacional A, Nacional B, 80cc, 65cc e 50cc. Dezenas de pilotos, entre crianças, jovens e adultos, brigarão pelas primeiras posições de um campeonato que será realizado em varias etapas por vários municípios do Sul de Santa Catarina, com o aval da Federação Catarinense de Motociclismo.
De acordo com os organizadores do evento, o público deve superar a marca de seis mil pessoas. Outro dado importante apontado é em relação às próximas etapas do certame, que devem ser confirmadas nos próximos dias.
Os pilotos interessados poderão fazer suas inscrições no local da prova e
obter maiores informações junto à Secretaria de Turismo do Município, pelos fones (48) 3523-1111 ou 9609-7968.
Um pouco de história para os competidores
Maracajá é mais um dos municípios que progrediram graças à chegada dos imigrantes italianos e açorianos, e à construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, em 1920. Chamado inicialmente de Morretes, este antigo distrito de Araranguá passou chamar-se Maracajá, que significa na língua indígena “gato-do-mato”.
Município agrícola, têm como principais culturas o fumo, o arroz, a mandioca, o milho e o feijão, sustentáculo de sua economia; e vê no surgimento de Indústrias de Confecções, novas perspectivas econômicas.
Embora não tenha pontos que possam ser explorados para turismo, Maracajá atrai um grande número de fiéis ao Morro da Cruz, na tradicional caminhada que acontece todos os anos por ocasião da Sexta-feira Santa. Além de rezar no alto do morro, os presentes vão até à Gruta de Nossa Senhora de Fátima e à Igreja da Imaculada Conceição, construída por Frei Euzébio, um dos maiores defensores da emancipação do município, que ocorreu em 12 de maio de 1967.
Frei Euzébio, especialista em ervas medicinais, faz parte do folclore da população mais carente, da qual ele identificava as doenças mais comuns e as tratava com chás, curando muitas enfermidades.
O atual Prefeito é Antenor Rocha, que já esteve à frente da prefeitura entre 1989 e 1992. A população, segundo estudos do IBGE de 1996, é de 5.357 pessoas.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário