Copa EFX de Enduro: Pilotos vivem a expectativa da final
Prova decisiva da tradicional competição Off Road acontece nesse final de semana em Poços de Caldas (MG)
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A Copa EFX Honda ASW de Enduro chega ao fim nesse final de semana, dias 19 e 20/10, com a realização da sexta e última etapa da temporada 2013. As emoções na decisão dos campeões da temporada estão garantidas, pois a disputa segue quente, inclusive na principal categoria, a Elite, com a briga pelo título entre os mineiros Nielsen Bueno e Rômulo Bottrel, o Oncinha. Os dois correm em casa, já que a prova terá como palco as belas trilhas de Poços de Caldas (MG). Esta é a primeira vez que a competição será disputada no Estado.
Nielsen está na liderança com 104 pontos, porém, a diferença para o principal adversário é de apenas seis pontos. Na terceira colocação, está Rigor Rico, com 90. O ponteiro sabe que toda atenção neste momento é imprescindível. "A corrida só acaba depois da bandeirada final. Ainda não estou totalmente recuperado (de uma lesão no pulso), mas quero esse título para mim e para minha equipe. Vou para a etapa pensando no campeonato. Quero ser cuidadoso e não errar. Quero vencer o campeonato, mas se garantir também o primeiro lugar da prova, será bem vindo", declarou Nielsen, que pode terminar até na terceira posição em caso de vitória de Oncinha, e ainda assim, fica com o título.
Para ele, é especialmente gratificante estar na briga pelo campeonato. "Foi um ano de grandes mudanças para mim. Fui para o time oficial Honda rali, mudando um pouco o foco do enduro. Uma transição normal. Mas, meu começo de ano foi meio desastroso. Tive lesão na mão e passei por intoxicação alimentar. Cometi algumas bobeiras durante as competições, no entanto, as coisas melhoraram ao longo do ano, e ser líder da Copa EFX é muito bom."
Oncinha também está confiante para garantir o título, mesmo que tenha que contar com um desempenho não tão bom do oponente. "Minhas expectativas são boas. Vou para a prova para vencer. Preciso ganhar e o Nielsen tem que ficar em quarto para eu ser campeão. Então, vou focar em fazer somente a minha parte. Não faz nem duas semanas que eu voltei a treinar, depois de ter quebrado a clavícula, e eu estou treinando sempre que posso. Esse fim de semana me consagrei campeão brasileiro por antecipação, e isso é um incentivo a mais", comentou.
A largada da Copa EFX será no estádio Dr. Ronaldo Junqueira, onde a organização irá preparar um Extreme Teste no asfalto, com aproximadamente 500 metros. Os pilotos irão percorrer o desafio no final de cada volta. Durante a etapa, os pilotos passarão por trilhas e pequenas estradas até chegar ao primeiro teste cronometrado, um Cross Teste de 1600 metros. Depois disso, irão passar pelo primeiro Enduro Teste com 2.700 metros (especial da bandeirinha) e pelo segundo, já quase na chegada.
No sábado, será a vez dos pilotos mirins entrarem em cena. No primeiro dia de disputa, será realizada a prova promocional para as crianças, marcada para as 14h de sábado, na pista municipal de atletismo, na Avenida João Pinheiro, ao lado do estádio. O público poderá acompanhar tudo de perto, com destaque para a recém-criada classe XC-CRF 110F, onde a garotada promete acelerar forte.
O evento terá também a participação de pilotos de trial, que farão o primeiro Desafio Pró Moto da modalidade. A largada será feita de dois em dois competidores. Os cinco melhores colocados serão premiados.
Fotos: Maurício Arruda (Agência Publix)/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário