Copa EFX de Enduro: 5ª etapa nesse domingo (15/09)
Tradicional competição de enduro promete fortes emoções na pista ASW Off Road, em Mogi das Cruzes (SP)
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A Copa EFX Honda ASW de Enduro segue neste sábado e domingo, 14 e 15 de setembro, com a realização da quinta etapa, em um dos palcos mais tradicionais do off road nacional. A prova será disputada em Mogi das Cruzes (SP) e teve o local da largada alterado para o famoso ASW Off Road Park. A concentração dos pilotos e equipes será feita no mesmo lugar, que abrigará também uma das especiais. Este será um dos destaques da etapa, já que o trecho passa pela pista de motocross e pela área da plantação de pinheiros, onde os troncos deitados no meio do caminho serão um desafio a mais para os pilotos.
A largada para as principais categorias será no domingo, a partir das 9h. Cada volta do percurso terá por volta de 40 quilômetros. No total, os participantes percorrerão três voltas. Além da especial no ASW Off Road Park, com 5.300 metros, haverá também mais dois Enduros Testes. Esta etapa sofrerá algumas ausências importantes como a de Rômulo Bottrel, o Oncinha, que fraturou a clavícula e fará somente a largada para garantir alguns pontos. Além disso, Nielsen Bueno segue em recuperação após uma forte queda sofrida no Rally dos Sertões. Considerando o descarte previsto no regulamento, os dois dividem a liderança da classe Elite, principal categoria da competição, mas abrem espaço nesta etapa para que Cauê Aguiar, Rígor Rico e Júlio Zavatti, o Bissinho, se aproximem na briga pelo título.
Em compensação, a prova contará com a presença do francês Adrien Metge, que tem no currículo o título europeu de enduro na categoria Júnior, em 2009, e o vice-campeonato do Six Days, no mesmo ano e categoria. Além disso, foi vice-campeão da E1 no Campeonato Europeu em 2010. Depois que seu irmão, Michael Metge, disputou o Sertões, o piloto despertou interesse pelas competições no Brasil e entrou em contato com a ASW, uma das patrocinadoras da Copa EFX para viabilizar a vinda. Adrien irá correr com o apoio da concessionária Motofield e parece disposto a dar trabalho aos brasileiros. "Me interessei pelas belas paisagens e boas pistas que o Brasil tem. Quero me divertir, mas também lutar pela vitória", comentou brevemente.
A etapa de Mogi contará também com a estreia de uma nova categoria, voltada para jovens pilotos. A XC-CRF 110F é uma classe monomarca disputada com o modelo da Honda, que tem como um dos objetivos promover a prática do esporte entre jovens pilotos. Além dela, serão realizadas também a Juvenil e a Infantil. Todas elas estão programadas para o sábado, sendo disputadas separadamente das demais categorias. A XC-CRF 110F será realizada em todas as etapas seguintes até o final do campeonato e o campeão será o que mais somar pontos em todas as fases. Os pilotos irão competir sempre em circuitos de 500 a 1500 metros. Em todas etapas, as inscrições para essa classe serão gratuitas. Os pilotos interessados em participar têm até o dia 12 para confirmar presença.
As inscrições para todas as categorias podem ser feitas até essa quinta-feira (12/09) pelo site adrenatrilha.com.br. O valor para as categorias adultas é de R$ 120,00. Outro atrativo é o curso de pilotagem para as participantes da categoria Feminina, com o experiente piloto Nielsen Bueno, promovido pela concessionária Motofield.
PROGRAMAÇÃO
Fotos: Publix/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário