Off-Road
Off-Road
A pacata cidade de Barão de Cocais, que está situada a 100 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, foi palco da última etapa do Hard Enduro Brasil Series Mitas e Big Trail Enduro Series Mitas. Os dois campeonatos dividiram a estrutura e as trilhas da região que é conhecida pelos enormes morros, ricos em minério de ferro, tornando o relevo ideal para prática off road.
A etapa Barãomaniacs, nome dado em alusão a mais difícil e famosa prova de hard enduro mundial, Romaniacs, aconteceu apenas no Sábado (6). A chuva que caiu durante dias que antecederam a prova, deu lugar a um sábado quente e parcialmente nublado, fator que deixou tudo ainda mais difícil para os pilotos.
Na Gold, principal categoria do HEBS Mitas, os pilotos competiram por cerca de 5 horas em um circuito com 3 voltas no total. Rigor Rico (KTM), piloto que reside em Barão de Cocais, saiu com o título do HEBS. E com a vitória, garantiu antecipadamente seu 5º título de campeão brasileiro de hard enduro.
Rico fez uma análise sobre a última etapa do HEBS Mitas: "Prova insana aqui aqui Barão de Cocais com mais de 5h de pura pedra. Correr em casa tem sempre um sabor diferente: perto dos amigos, da família e de quebra, saindo com os títulos de Campeão Brasileiro e Campeão do Hard Enduro Brasil Series Mitas 2021. Minha KTM esteve perfeita, somada ainda com os pneus Mitas, deixou minha vida bem mais fácil."
E ainda conta que não vai descansar por hora, pois terá mais 3 compromissos de corrida este ano: "O ano não acabou, tenho ainda mais duas corridas internacionais. Neste próximo final de semana vou para o Uruguai, volto para disputar o Hard in Help e encerro o ano com outra prova de hard na Costa Rica." concluiu Rigor.
O argentino Cristian Arriegada (KTM) sentiu o calor e alto nível técnico das trilhas, finalizando em 4º a etapa do Barãomaniacs. Mas com o resultado, Crispy sagrou-se vice-campeão do HEBS Mitas 2021, seguido pelo piloto Eduardo Furtado.
Crispy está com as mãos na taça de vice-campeão brasileiro, porém Dudu ainda tem chance de levar o vice. A última etapa (Hard in Help), acontece nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, na cidade de Socorro, interior de São Paulo. Para tal, Furtado precisa garantir a primeira colocação.
Para o Big Trail Enduro Series Mitas, Ripi Galileu, organizador da etapa, escolheu um circuito de 12km por um trecho que mesclou single tracks e uma antiga estrada de ferro. Diferente do Hard Enduro, as disputas do BITES não passam de 1 hora para os pilotos mais rápidos e desta vez não foi diferente.
Na categoria mais disputada, a Big Pró (751cc a 1198cc), Lucas Delasta (KTM 990) garantiu o título de campeão, seguido por Samuel Barra (BMW GS 800) e Danilo Siqueira (Ducati Multistrada 950).
Na categoria Big (500cc a 750cc), o gaúcho André Vargas garantiu a taça de campeão do BITES ao finalizar em P1 a etapa Barãomaniacs.
Gisele Favaro não pode correr nesta etapa, mas esteve presente para levantar a taça de campeã da categoria feminina (acima de 500cc).
GOLD
Rigor Rico - 50 pts
Cristian Arriegada - 44 pts
Eduardo Furtado - 42 pts
SILVER
Luan Marques - 45 pts
Rodrigo Dias - 44 pts
Marcus Barros - 40 pts
BRONZE
Evandro Paiva - 50 pts
Olavo Sousa Sá - 40 pts
Leonardo Saldanha - 36 pts
IRON
Ithalo Rossato - 47 pts
Felipe Limonta - 45 pts
Felippo Ferraro - 38 pts
NACIONAL
Junior Xavier - 50 pts
Adriano Mendes - 44 pts
Caio Henrique - 36 pts
Lucas Delasta - 50 pts
Sauelson Barra - 42 pts
Danilo Siqueira - 38 pts
BIG (500cc a 750cc)
André Buss de Vargas - 47 pts
Thiago Ostorero - 47 pts
Vincenzo Barbagallo - 25 pts
Feminina (acima de 500cc)
Gisele Favaro - 50 pts
TRAILS (240cc a 499cc)
Lucas Teixeira - 25 pts
Thiago Torres - 25 pts
Wellington Firmino - 22 pts
HEAVY PRÓ (Acima de 1199 ou motores boxer)
Adriano Viva - 25 pts
André Bandt - 22 pts
INICIANTES (Acima de 500cc)
Julio Cesar Corrêa - 47 pts
Mauricio Alves - 25 pts
Cesar da Rocha - 22 pts