Confira os detalhes do Enduro da Independência 2014

Tradicional prova acontece entre os dias 4 e 7/09 com largada em Mariana (MG) e chegada em Vitória (ES)

Por Aladim Lopes Gonçalves

O Trail Clube de Minas Gerais (TCMG) divulga os detalhes sobre o roteiro e características dos 800 km de percurso da 32ª edição do Enduro da Independência. Pelo relatório da prova, serão quatro dias de muitos obstáculos e desafios aos mais de 300 participantes já confirmados na competição. A largada do primeiro piloto será sempre às 7h da manhã. Do primeiro ao último, serão cerca de 3h e 30 minutos de pilotos chegando a todo instante.

O Independência 2014 larga e chega em Mariana (MG) durante o primeiro dia, 4 de setembro. Serão 130km de trilhas técnicas que exigirão perícia e atenção dos competidores. Já o segundo dia (5) será o mais longo, de Mariana à Manhuaçu (MG). Ao todo 242km a serem percorridos em quase 8h de prova, para a categoria Máster. Será um dia de transição, das pedras para os cafezais. É a chegada do terreno liso com estradas e muito “single tracks”.

No sábado, dia 6, é mais um dia longo, com 218Km e muitas trilhas que vão exigir cuidados de navegação e roteiro. É ó dia de travessia entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Trajeto escorregadio e bastante úmido. O evento chega do Ginásio do Polentão, em Venda Nova do Imigrante,onde estará acontecendo os preparativos para a 32ª festa da Polenta.

No último dia (7) o Enduro da Independência chega na capital Vitória. Serão quase 200km até o Tancredão, complexo esportivo localizado no centro da capital. Dia de bastante subida e descida nas montanhas capixabas, com dificuldade baixa. Entra em ação a categoria Adventure, destinadas às motos big trail, irá cruzar com a prova em alguns trechos. Dia aproveitar e curtir os visuais cinematográficos.

O atual campeão do Enduro da Independência, o piloto capixaba Jomar Grecco, quer repetir a dose em 2014 e conquistar o título de bicampeão da prova. Natural de Domingos Martins, o piloto da Sherco pratica provas de regularidade desde 2000 e três anos depois passou a competir na categoria Máster. Em 2013,após quatro títulos de vice campeão do Enduro da Independência (2008/ 09/ 10/ 12), Jomar Grecco venceu a prova e incluiu seu nome na cobiçada taça.

De acordo com o atual campeão, seu trabalho não permite que treine durante a semana e como quase todo final de semana têm corrida, não sobra tempo e o treinamento acaba sendo no “trecho” mesmo. Apesar de sobrarem poucos finais de semana para um treinamento específico, ele diz que as expectativas são boas para lutar pelo título. “Estou muito determinado e venho numa boa temporada. Acredito que posso almejar o bi campeonato”, disse Jomar Grecco.

Ao longo dos 31 anos de história, apenas três pilotos foram bicampeões consecutivos da prova; Romeu Valadão em 1998 e 99, Guilherme Campos nos anos de 1995 e 96 e o piloto Dário Schrull em 98 e 99. O número de pilotos inscritos é limitado a 400 e mulheres não pagam inscrição. Mais informações sobre o Enduro da Independência 2014 podem ser encontradas no site tcmg.com.br ou pelos telefones 31-3281-0717 e 9202-2300. 

CONFIRA O RAIO X DO ENDURO DA INDEPENDÊNCIA      
 
Dia 1 – Mariana (MG) – Mariana (MG) – 04/09 Quinta-feira 
Distância a ser percorrida: 130km 
Local de largada: Arena Mariana - Km 0,00 
Local de chegada: Arena Mariana 
Horários: Largada 1º piloto às 7h
Previsão chegada 1º piloto às 12h 
Neutro: Antônio Pereira (com posto para abastecimento) 
Primeira etapa: Trilhas pesadas com predominância de pedras e médias justas. 
Principal sufoco: Descida de Antônio Pereira (exige técnica)
Segunda etapa: Trilhas com predominância de erosões. Exigirá muita habilidade e resistência. Roteiro diferenciado.
 
Dia 2 – Mariana (MG) – Manhuaçu (MG) - 05/09 Sexta-feira 
Distância a ser percorrida: 242km 
Local de largada: Arena Mariana - Km 0,00 
Local de chegada: Parque Exposições de Manhuaçu (MG) 
Horários: Largada 1º piloto às 7h
Previsão chegada 1º piloto às 14:40h 
Neutros: Acaiaca (com posto), Urucânia (sem posto) e Santa Margarida (composto) 
Primeira etapa: Até Urucânia, treco longo, com estradas e muito “single tracks”. Dia de transição ao terreno mais liso e estradas rumo ao Mirante do “Cerca-Lá”. Vai exigir atenção ao roteiro. 
Segunda etapa: De Urucânia à Santa Margarida. Trecho de terreno liso em alguns cafezais. Exigirá atenção ao roteiro,habilidade, resistência e técnica. 
Principal sufoco: Mirante do “Cerca-Lá”, trilha de pedras em alta altitude
 
Dia 3 – Manhuaçu (MG) – Venda Nova Imigrante (ES) - 06/09 Sábado 
Distância a ser percorrida: 218km 
Local de largada: Parque Exposições de Manhuaçu (MG) - Km 0,00 
Local de chegada: Ginásio do Polentão – Venda Nova do Imigrante (ES) 
Horários: Largada 1º piloto às 7h
Previsão chegada 1º piloto às 14:30h 
Neutros: Pequiá (com posto), Ibatiba (com posto) e Brejetuba (com posto) 
Primeira etapa: Até Pequiá e Ibatiba. Muita trilha logo no início. Trechos que irão exigir atenção ao roteiro, em meio a plantações de eucalipto. Trilhas “sujas” e escorregadias. 
Segunda etapa: De Ibatiba à Bejetuba. Mais trechos em terrenos escorregadios. Atenção à lajes de pedra, local em alta altitude e bastante escorregadio. Bastantes cafezais que exigirão atenção ao roteiro e habilidade técnica. 
Principal sufoco: Laje de Pedra e Roteiro nos cafezais 
 
Dia 4 – Venda Nova Imigrante (ES) – Vitória (ES) -  07/09 Domingo 
Distância a ser percorrida: 192km 
Local de largada: - Ginásio do Polentão – Venda Nova do Imigrante (ES) - Km 0,00  
Local de chegada: Complexo Esportivo Tancredo Neves (TANCREDÃO) Vitória (ES) 
Horários: Largada 1º piloto às 7h
Previsão chegada 1º piloto às 13:30h 
Neutros: Pedra Azul (com posto), Posto Ipiranga BR 262 (com posto) e Viana BR 262 (sem posto) 
Primeira etapa: Até Marechal. Trilhas difíceis logo no início até a Rampa de Vôo livre de Venda Nova do Imigrante. Dia de bastante variação altimétrica. Terra vermelha, eucaliptos. Exigirá atenção ao roteiro. 
Segunda etapa: De Marechal à Vitória. Rota do Largato. Bastante subida e descida. Região conhecida como a Suíça Capixaba. Área turística, com diversas paisagens e belezas naturais. Trechos escorregadios e muitas plantações de cafés. No final, atenção ao trecho de grande deslocamento, já na região metropolitana de Vitória.
Principal sufoco: Rota do Largato.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br