Confira cinco dicas valiosas para corrigir erros no motocross

Piloto Ricardo Tedeschi, do time Gaia MX, ressalta alguns procedimentos e cuidados que vão ajudar a melhorar o desempenho de futuros talentos na terra

Por Aladim Lopes Gonçalves

 
Quem pratica o motocross deve saber que além de treinar duro, para levar o esporte a sério, é preciso identificar alguns erros e corrigi-los. Hoje, a modalidade está mais evoluída, sendo importante aprofundar as técnicas Off Road para cada fundamento. Para aprimorar o desenvolvimento no esporte, Ricardo Tedeschi, o time de pilotos da Gaia MX ressalta alguns erros comuns que devem ser corrigidos.
 
1. Ajustar a moto antes de ir para a pista
Nunca suba na sua moto sem antes fazer um ajuste em tudo (Pressão dos pneus, guidão, suspensão, manetes etc.)
 
2. Parar de usar a embreagem exageradamente
Um erro comum de vários pilotos é usar demais a embreagem. Em início de curva, alguns usam a embreagem e saem derrapando. É recomendado usar o freio motor
 
3. Não abusar da potência
Não é necessário mexer na moto para correr mais rápido. Aprenda técnicas novas e aprimore sua pilotagem para melhorar seu tempo nas voltas
 
4. Fique em pé
Alguns pilotos não costumam ficar em pé tempo o suficiente, ou então não tem “pegada” na moto com os joelhos. O corpo da cintura para baixo tem que estar conectada com a moto. Tente manter o dedão do pé apontando para dentro e sempre que for dobrar os joelhos, eles naturalmente vão “grudar” no tanque
 
5. Aprimore as curvas
A técnica de frear bem dentro da curva, inclinar, fazer a curva, endireitar a moto e acelerar já está passada. O certo a fazer é ao se aproximar da curva, reduzir até a marcha correta para entrar e então acelerar e sair da curva acelerando de motor cheio. Procure prestar atenção na forma que usa o acelerador, quanto mais suave melhor. Os pilotos que realizam esse fundamento com exatidão são os que andam na frente
 
De acordo com Ricardo Tedeschi, seguindo essas dicas e treinando sempre, até mesmo os fundamentos básicos, o desempenho do piloto deve aumentar consideravelmente, pois sempre há algo para melhorar.
 
Foto: Engenharia de Comunicação/Gaia MX - MXF Motors

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br