O rali é um esporte único por colocar os pilotos à prova e, ao mesmo tempo, mostrar realidades de vida totalmente diferentes das comunidades que fazem parte do percurso. Enquanto os competidores descobrem novas paisagens, a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) age para atingir um objetivo na próxima temporada: aumentar de quatro para seis os eventos válidos pelo Campeonato Brasileiro de Rali.
A edição de 2006 começou com o Rally Internacional do Sertões, que possui peso dois na disputa por ser a prova mais longa, e terá seqüência no Rally RN 1500 (8, 9 e 10 de setembro), no V Rally Internacional Bolpebra Amazônia Andes (24 a 28 de outubro) e, por fim, no Rally dos Amigos (2 e 3 de dezembro).
“A CBM está sendo responsável por determinar uma linha mestra de trabalho, pois supervisionamos todos os eventos e contamos ainda com a organização dos promotores locais, como as federações”, disse Lincoln Duarte, presidente da CBM, durante o briefing do Bolpebra que foi realizado na última quinta-feira, na capital paulista.
“Esta fórmula tem dado certo. Tanto que, no ano que vem, a meta é ampliar o campeonato. Já temos alguns estados interessados em fazer parte da competição, como o Paraná e o Mato Grosso do Sul”, antecipou o dirigente.
Outro objetivo da CBM é levar a modalidade para todas as localidades. “Há dois anos, nos reunimos na Federação Paulista de Motociclismo para criar um Brasileiro de verdade, que conseguisse solidificar o rali. E provamos que o país proporciona modelos únicos de provas, que mostram realidades contrastantes e lugares incríveis. Por isso, é de nosso interesse que os eventos não fiquem somente no eixo das regiões Sul e Sudeste”, destacou Duarte, que preside ainda a ULM (União Latino-Americana de Motociclismo).
De acordo com o presidente, as expectativas para o Bolpebra são as melhores possíveis. A prova sairá de Rio Branco, no Acre, e percorrerá cerca de 1710 quilômetros até Cuzco, no Peru, passando pela Bolívia.
O evento valerá ainda como Campeonato Latino-Americano da modalidade e terá altitudes de até 4500 metros. Cassiano Marques, presidente da Federação de Motociclismo do Estado do Acre, lembrou outro detalhe interessante. “O Bolpebra é o único rali exclusivo para motos. Isso influencia bastante no levantamento do percurso, pois podemos escolher trilhas mais estreitas, já que os carros não passarão pelo trajeto”, concluiu.
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