CAMPEONATO EMBOLA NOVAMENTE

Reed vence e Carmichael tem problemas na penúltima etapa do AMA Supercross

Por Thiago Fuganti

Quando a maioria das atenções no AMA Supercross estavam voltadas para saber quem seria o novo líder isolado em número de vitórias — Ricky Carmichael ou James Stewart —, eis que surge Chad Reed para mudar não somente o cenário do certame, mas também os prognósticos da luta pelo título, cada vez mais apertada.

O australiano da Yamaha venceu no sábado a 14ª etapa do ano, disputada no estádio do Texas, e colocou um ponto final em seu jejum de primeiros lugares, que já durava seis corridas. “Foi uma prova muito difícil”, afirmou o piloto, depois de receber o troféu pela conquista.

A segunda vitória na temporada teve um sabor especial para Reed, afinal, o deixou novamente na cola de Carmichael para a disputa da taça de campeão. E para quem poderia se dar ao luxo de obter apenas mais três segundos lugares para assegurar com tranqüilidade o bicampeonato, Ricky enfrentou tudo o que não desejava: sofreu uma queda na quarta volta, quando era líder, e fechou a noite com um modesto sexto lugar.

“Eu mantive a minha trajetória no trecho das costelas e pressenti que algo de estranho iria acontecer”, falou Reed, o então segundo colocado, antes do acidente de Carmichael. Ao cair, o competidor da Suzuki atingiu alguns fotógrafos, os quais tiveram danos causados apenas em seus equipamentos de trabalho.

Com o resultado de Dallas, a folga de Carmichael na pontuação chegou ao fim. O norte-americano chegou aos 296 pontos, apenas dois à frente de Reed, o vice-líder, que afirmou não estar preocupado com o título “Sei que a conquista é uma possibilidade e só dependerá de mim para ser consagrada”.

Ainda vivo no páreo, James Stewart obteve uma sólida segunda posição, mantendo a seqüência de bons resultados na categoria. Na classificação, o representante da Kawasaki aparece no terceiro posto, com 286 pontos.

O terceiro lugar no estádio texano, que registrou público de 45.445 pessoas, ficou com Nicholas Wey, da Honda. Ivan Tedesco e Michael Byrne completaram a lista dos cinco primeiros.

No mundial de Supercross, a liderança mudou de mãos. Agora é Stewart quem aparece na ponta, com 330 pontos diante de 322 de Carmichael. Reed está em terceiro, com 312.

A penúltima etapa do torneio, um dos mais contagiantes do off-road norte-americano, será realizada no próximo sábado, no estádio de Seattle, em Washington.


Resultado em Dallas:

1) Chad Reed (Yamaha)
2) James Stewart  (Kawasaki)
3) Nicholas Wey  (Honda)
4) Ivan Tedesco  (Suzuki)
5) Michael Byrne  (Kawasaki)
6) Ricky Carmichael  (Suzuki)
7) Kevin Windham  (Honda)
8) Travis Preston (Honda)
9) Josh Demuth  (Honda)
10) Ryan Clark  (Honda)
 
Classificação:

1) Ricky Carmichael, 296 pontos
2) Chad Reed, 294
3) James Stewart, 286
4) Ivan Tedesco, 227
5) Nicholas Wey, 218
6) Michael Byrne, 213
7) Travis Preston, 173
8) Ernesto Fonseca, Murrieta, Calif., Honda, 125
9) Ryan Clark, 116
10) Tim Ferry, 108

Classificação do Mundial:

1) James Stewart, 330 pontos
2) Ricky Carmichael, 322
3) Chad Reed, 312
4) Ivan Tedesco, 261
5) Nicholas Wey, 250
6) Michael Byrne, 243
7) Ryan Clark, 176
8) Jason Thomas, 172
9) Jeff Gibson, 170
10) Tyler Evans, 125


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br