A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro 2021, ocorreu na cidade mineira de Patrocínio e contou com muita pedra, poeira e um percurso de alto nível técnico para os pilotos que desafiaram o percurso. A prova terminou no domingo (13/06), após dois dias de atividades.
O evento contou com um percurso de aproximadamente 42 quilômetros, com três especiais (trechos cronometrados), no qual os competidores completaram três voltas no sábado e mais três no domingo.
Vinicius Calafati vencedor da categoria E2 - Foto: Sérgio Gonçalves
O promotor do evento, Maurício Brandão, relata: "A prova foi realizada plenamente. Na parte técnica, estava perfeita, e tudo também foi muito bem executado com relação às medidas preventivas ao coronavírus. Criamos uma ‘bolha’, testando todos os participantes. Foram realizados mais de 600 testes de coronavírus, com preços subsidiados, para garantir que todos os envolvidos não apresentassem riscos de contaminação. Desta forma, trouxemos segurança para o Brasileiro de Enduro e para a população de Patrocínio. Isso foi muito importante, a nossa grande prioridade.”
A cidade de Patrocínio em Minas Gerais, recebeu pela 16ª vez uma prova do campeonato nacional da modalidade. Os pilotos destaques da segunda etapa foram, Loandro Anton (equipe Pro Tork) e Vinícius Calafati (Honda Racing), vencedores das classes E1 e E2, respectivamente.
Lolo, da Pro Tork, assumiu a liderança da categoria e comenta o desempenho; “Foi um desafio e tanto, exigiu muito preparo físico e também técnica. Desde o início, foquei em não errar, preferi tirar a mão. Estou feliz com o resultado, por assumir o primeiro lugar na classificação. Agora é seguir com o trabalho”, afirma.
Lolo Anton vencedor da categoria E1 - Foto: Luciana Fonseca
Vinicius Calafati da Equipe Honda Racing foi vencedor da categoria E2 e relata sobre a etapa: “A prova foi dura, as especiais estavam muito boas e os deslocamentos, bem pesados e longos, o que desgastou bastante os pilotos. Foi uma verdadeira prova de enduro e estou feliz com a vitória.”
A etapa de Patrocíno, não contou com nenhuma categoria feminina, portanto algumas competidoras correram junto com os homens. O destaque fica com Bárbara Neves, que competiu na categoria E1 e terminou o dia com o feito de ser a primeira mulher na história a subir no pódio dessa categoria. “A prova foi bastante dura, mas missão dada é missão cumprida. Tinha muita pedra, bem mais complicado do que eu imaginava. Consegui melhorar meus tempos de sábado para domingo, além de ter me concentrado mais. Estou feliz com esse resultado e preparada para mais desafios”, destaca a goiana de 21 anos, bicampeã latino-americana e tricampeã brasileira de enduro na classe EF, exclusiva para mulheres.
A próxima prova do Campeonato Brasileiro de Enduro está prevista para os dias 10 e 11 de julho, também com rodada dupla, em Novo Horizonte (SC).
Barbara Neves conquistou na quinta posição competindo com os homens. Crédito: Alberto Barbosa
Classificação do campeonato após 2ª prova – Patrocínio (MG)
(Cinco primeiros)
E1
1º – Loandro Anton (#133) – 94 pontos
2º – Fernando Juruna (#14) – 84 pontos
3º – Luciano Paiva (#210) – 74 pontos
4º – Bruno Crivilin (#1) – 50 pontos – Honda Racing – CRF 250RX
5º – André Dalsasso (#914) – 34 pontos
7º – Bárbara Neves (#116) – 31 pontos – Honda Racing – Honda CRF 250F
E2
1º – Vinicius Calafati (#32) – 100 pontos – Honda Racing – Honda CRF 450RX
2º – Rômulo Bottrel (#22) – 88 pontos
3º – Ian Salazar (#84) – 78 pontos
4º – Stevan Andrade (#15) – 61 pontos
5º – Julio Ferreira (#2) – 38 pontos
Resultados – 2ª prova – Patrocínio (MG)
(Cinco primeiros)
E1
1º – Loandro Anton (#133) – 50 pontos
2º – Fernando Juruna (#14) – 44 pontos
3º – Luciano Paiva (#210) – 40 pontos
4º – Ronaldo Vasconselos (#423) – 32 pontos
5º – Bárbara Neves (#116) – 31 pontos – Honda Racing – Honda CRF 250F
E2
1º – Vinicius Calafati (#32) – 50 pontos – Honda Racing – Honda CRF 450RX
2º – Rômulo Bottrel (#22) – 44 pontos
3º – Julio Ferreira (#2) – 38 pontos
4º – Ian Salazar (#84) – 38 pontos
5º – Olacir Filho (#106) – 34 pontos
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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