A terça-feira não foi nada proveitosa para o Brasil no Rally de Dubai. No segundo dia de competição das motos, o sol escaldante dos Emirados Árabes fez Jean Azevedo ficar pelo caminho devido a um quadro de desidratação.
O piloto da Petrobras foi resgatado pelo helicóptero da equipe médica no ponto de abastecimento localizado no quilômetro 192 da especial de 452 km, disputada na cidade de Morreb. No momento da parada, o corredor ocupava a 13ª colocação.
“Eu vinha me sentindo muito mal desde o quilômetro 50, mas me arrastei até o ponto de abastecimento porque não queria acionar a baliza de resgate e ser eliminado da prova”, afirmou Azevedo, que compete com uma KTM.
Após a re-hidratação, o piloto foi liberado do centro médico e logo expressou seu desejo de seguir na prova. “Já que estou aqui quero continuar e treinar para o Dakar”, destacou o pentacampeão Brasileiro de Rally Cross Country.
Entre os que conseguiram driblar o forte calor da região sudoeste asiática, Jordi Viladoms foi o melhor, ao concluir a etapa em pouco mais de quatro horas e 11 minutos. O também espanhol Esteve Isidre Pujol chegou em segundo, seguido do francês Cyril Després.
Vencedor do trecho cronometrado de segunda-feira, Marc Comá fechou a programação de ontem na quarta posição, resultado que o manteve na liderança da classificação geral, com 7h19min52s acumuladas. Després aparece em segundo, enquanto Viladoms ocupa o terceiro posto.
“Esta segunda especial foi bastante complicada, com muitas dunas e um calor insuportável”, comentou Comá, atual campeão do rali Dakar. “Tivemos muito trabalho, mas até agora o esforço está sendo recompensado”, completou.
Viladoms, outro representante da KTM, comemorou a vitória na etapa. “Estou muito feliz porque fizemos todas as contas para vencer este percurso, afinal largamos na terceira posição. Agora é torcer para as coisas seguirem da melhor maneira possível”, disse.
Nesta quarta-feira, o comboio de motocicletas enfrenta um desafio de 323 km, com saída e chegada em Morreb, passando pela cidade de Mizaira’a Road. O rali chega ao fim na sexta-feira.
Confira a classificação geral:
1) Marc Comá (ESP/KTM), 7h19min52s
2) Cyril Després (FRA/KTM), 7h24min56s
3) Jordi Viladoms (ESP/KTM), 7h27min17s
4) Isidre Pujol (ESP/KTM), 7h30min24s
5) David Casteu (FRA/KTM), 7h37min30s
47) Jean Azevedo (BRA/KTM), 17h53min31s