Com recorde de competidores estrangeiros, 36 no total vindos de 13 países, o Rally Internacional dos Sertões manteve domínio brasileiro na premiação por categorias.
Entre as motos, os estrangeiros impuseram mais equilíbrio ao vencer quatro das nove categorias. E, na geral, José Hélio (Honda) e o francês Cyril Despres (KTM) travaram um duelo emocionante, o qual só foi vencido pelo brasileiro na décima e última etapa do Rally Internacional dos Sertões. José Hélio confirmou ainda o título da Rally Super Production 450 e Despres levou a taça da Extreme Aberta.
Os representantes portugueses faturaram duas classes das motocicletas: Rally Production 450, com Ruben Faria; e Extreme 450, com Pedro Bianchi.
“O Sertões é um verdadeiro teste a nossa capacidade física e psicológica. Sinto-me satisfeito com o meu desempenho e adorei participar da prova, que apesar de dura, nos dá a oportunidade de ver paisagens lindas e de viver experiências únicas”, elogiou Bianchi, prometendo voltar no ano que vem.
Nos carros, os pilotos e navegadores nacionais comemoraram os títulos de três das quatro classes, com destaque para Reinaldo Varela e Marcão Macedo (Mitsubishi), da Super Production. Eles emplacaram ainda o terceiro tempo na classificação geral, atrás apenas dos Volkswagen Race Touareg de Giniel de Villiers (África do Sul) / Dirk von Zitzewitz (Alemanha) e Mark Miller (Estados Unidos) / Ralph Pitchford (África do Sul) – que ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
“Fizemos uma prova perfeita, sem cometer erros. Agora, nosso objetivo é disputar o Dakar no ano que vem, que será na Argentina e no Chile”, comentou Varela.
O piloto já disputou duas vezes o maior rali do mundo. Na Production, Armando Cruz e Vinícius Castro (Mitsubishi) foram os mais rápidos, assim como Riamburgo Ximenes / Stanger Eler (Sherpa) na Protótipos. O Sertões teve ainda a categoria FIA, cujos carros pontuaram pelo Campeonato Mundial de rali cross-country, com vitória de Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz.
Entre caminhões e quadriciclos, não houve a presença de veículos estrangeiros. O Rally Internacional dos Sertões 2008 foi válido para a etapa do Campeonato Mundial para carros e para motos, com 4.734 quilômetros no total. Com 10 etapas especiais, a prova largou de Goiânia (GO) e terminou em Natal (RN).
Confira a galeria completa de campeões do Rally dos Sertões 2008:
MOTOS
Geral
1) José Hélio (Brasil/Honda), 31h54min33s
2) Cyril Despres (França/KTM), 31h59min22s
3) David Cateu (França/KTM), 32h26min49s
4) Marc Coma (Espanha/KTM), 32h46min59s
5) Ruben Faria (Portugal/Honda), 32h53min13s
Brasil
1) José Cimeta (Brasil/Honda), 44h51min02s
Brasil Aberta
1) Rodolpho Mattheis (Brasil/Yamaha), 46h31min38s
Rally Production 450
1) Ruben Faria (Portugal/Honda), 32h53min13s
Rally Production Aberta
1) Andrés Plesh (Chile/KTM), 36h56min02s
Rally Super Production
1) José Hélio (Brasil/Honda), 31h54min33s
Rally Super Production Aberta
1) Jackson Feubak (Brasil/KTM), 36h41min57s
Extreme 450
1) Pedro Bianchi (Portugal/Yamaha), 35h33min37s
Extreme Aberta
1) Cyril Despres (França/KTM), 31h59min22s
QUADRICICLOS
1) Robert Nahas (Brasil/Honda), 41h17min03s
CARROS
Geral
1) Giniel de Villie / Dirk von Zitzewitz
Production
1) Armando Cruz / Vinicius Castro
Super Production
1) Reinaldo Varela / Marcão Macedo
Protótipo
1) Riamburgo Ximenes / Stanger Eler
FIA
1) Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz
CAMINHÕES
Geral
1) Edu Piano / Sólon Mendes / Davi Fonseca
T4 - 1
1) Edu Piano / Sólon Mendes / Davi Fonseca
T4 - 2
1) André Azevedo / Mikel Justo / Ronaldo Pinto
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário