Brasileiro de Enduro Fim terá novas categorias em 2015

Competição passa por alterações com objetivo de incentivo e crescimento do esporte em todo o país

Por Paulo Souza

O Diretor de Enduro FIM da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Maurício Brandão, realizou uma reunião com organizadores, pilotos e chefes de equipes, durante a última etapa da Temporada 2014 para discutir alterações no regulamento do Campeonato para o próximo ano.

As principais mudanças serão quanto às categorias.  No novo regulamento constarão as classes:  E1 (até 125cc 2t e até 250cc 4t), E2 (de 175cc 2t até 250cc 2t e de 251cc 4t até 450cc 4t), E3 (acima de 250cc 2t e acima de 450cc 4T), EJ (Junior, para pilotos com até 23 anos), E35 (pilotos acima de 35 anos), E45 (pilotos acima de 45 anos), E4 (motos originalmente até 28cv).

Será criada a categoria Local, destinada aos pilotos da região em que for realizada a etapa, com o objetivo de incentivar a prática do esporte.  Além da criação da EF (Categoria Feminina), que participará de três etapas.

“As alterações que fizemos é para que o Enduro FIM continue crescendo no Brasil. Como nós recebemos este ano o Ibero Americano da modalidade e vamos receber a etapa do Mundial em 2015, devemos deixar o nosso regulamento o mais próximo do Campeonato Mundial. É uma evolução necessária para acompanhar o crescimento do Brasileiro de Enduro FIM”, explica o diretor da modalidade, Mauricio Brandão.

Com o novo regulamento, os pilotos também terão number plates fixos. A numeração deverá ser reservada junto ao diretor da modalidade: E1 – Fundo Preto, números brancos; E2 – Fundo Vermelho, números branco; E3 – Fundo Amarelo, números pretos; EJ – Fundo Verde, números brancos; E35 e E45 – Fundo Branco, número preto; E4 – Fundo Azul, números brancos; EF – Fundo Rosa, número branco.

O Campeonato Brasileiro mal teve fim e já iniciaram as movimentações para a Temporada 2015. Mudanças no regulamento, organizadores buscando patrocínio, equipes contratando pilotos e novas fábricas manifestando interesse em participar da modalidade. O alto nível do esporte trouxe o Ibero-Americano este ano e garantiu uma etapa do Mundial para 2015. Conforme o diretor da modalidade será preciso muito trabalho para manter o crescimento.

“Este ano as equipes trouxeram pilotos de fora para participam e já estão se preparando para o próximo ano, fazendo grandes investimentos. Nós temos que corresponder a toda essa movimentação que está sendo muito importante para o esporte. O Enduro FIM e os organizadores de provas precisarão de apoio financeiro das empresas, fábricas e marcas, para manter esse alto nível e continuar evoluindo”, ressalta Maurício Brandão.

Confira o Pré-Calendário de 2015:

14 e 15 de Março - Ibiraci (MG)

11 e 12 de Abril - Patrocínio (MG)  *Junto com a etapa do Mundial de Enduro

23 e 24 de Maio - Biguaçu (SC)

27 e 28 de Junho - Aracruz (ES)

25 e 26 de Julho - TBD (PR)

15 e 16 de Agosto - Nova Lima – Fast Brothers

19 e 20 de Setembro - a definir (RJ)

17 e 18 de Outubro - a definir (RS)

 Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br