Off-Road
Off-Road
O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM começou nesse fim de semana, 6 e 7 de abril, na Usina hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, localizada na Serra da Canastra, (MG). A chuva elevou ainda mais o nível da prova que aliada as condições ímpares para o off road, fez com que o Campeonato Brasileiro começasse com uma prova diferenciada.
Na principal categoria a E1, Rômulo Bottrel, foi o vencedor seguido por Guilherme Baeta, que corre sem patrocínio e Nielsen Bueno, piloto Honda na terceira posição. Na E2 Rigor Rico levou a melhor e venceu a disputa, na sequência ficaram os pilotos Thiago Veloso e Breno Felner.
O trajeto de 39 km contou com especiais que exigiram bastante da técnica dos competidores. As chuvas que caíram na região da prova deixaram a disputa pelas primeiras posições ainda mais equilibrada. Outras adversidades foram os trechos de pedras soltas, gramado, terreno batido e obstáculos artificiais.
“Os deslocamentos tranquilos e as especiais muito bem feitas, um CT, na Igrejinha onde a população local acompanhou de perto os pilotos, um XT, na Lage (extreme teste) muito técnico, dois ET's (enduro teste) completaram o desafio, a subida do Jeperio com a chuva foi o paraíso e o pesadelo de muitos pilotos, e a trilha das antenas bem rápida”, explica Maurício Brandão, diretor da modalidade da CBM.
Durante a competição foi feita uma manifestação de apoio ao piloto Felipe Zanol, oito vezes campeão brasileiro. Os pilotos mandaram mensagens de apoio a ele e usaram um adesivo "Vai Zanol".
A 3ª e 4ª Etapa do Brasileiro de Enduro FIM serrá realizadas em Biguaçu, Santa Catarina, nos dias 25 e 26 de maio.
Confira a classificação:
Campeonato de Marcas e Fabricantes:
A Gas Gas Racing Team participou com a maior estrutura e saiu à frente na disputa. A Honda estava forte, mas saiu de Ibiraci em terceiro lugar empatada com a KTM. E a surpresa da Yamaha, que mesmo sem uma equipe oficial conseguiu a segunda colocação. Vale ressaltar também a participação das motos da marca TM com quatro pilotos que prometem participar de todo o campeonato.
Nesta disputa cada marca leva os pontos dos dois melhores pilotos usando motos da marca de acordo com a classificação geral do dia. Em 2012 a Honda foi a grande campeã entre as Marcas.
Gas Gas 87
Yamaha 67
KTM 66
Honda 66
TM 20
Kawazaki 12
Tokens 07
Sherco 06
Fotos: Divulgação