Brasil recebe pela primeira vez Mundial de Super Enduro
Pilotos que formam a elite da modalidade mais radical do enduro aterrissam no Mineirinho, em BH
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Está confirmada no dia 18 de janeiro, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), a realização do MAXXIS FIM SUPERENDURO WORLD CHAMPIONSHIP, modalidade mundial mais radical do Enduro Indoor.
A etapa brasileira será a quarta da temporada, que começou no último domingo, dia 17/11, em Liverpool, no Reino Unido. A etapa de abertura foi vencida pelo polonês Taddy Blazusiak, que ganhou as três corridas realizadas durante o dia (assista ao vídeo aqui).
Antes de vir ao Brasil, a maior competição de enduro indoor do mundo ainda passa pela Finlândia e Polônia. Depois, o circuito mundial vai ao México e termina a temporada na França.
O Super Enduro geralmente é montado em arenas cobertas. Ele consiste em um circuito fechado, contra o relógio e com obstáculos criados para simular as mesmas dificuldades encontradas na prática do enduro outdoor.
No Brasil é cada vez maior o número de praticantes desta modalidade. A grande quantidade de pilotos brasileiros interessados em competir, fez com que os organizadores solicitassem à Federação Internacional de Motociclismo (FIM) a inserção de uma série especial de baterias classificatórias, exclusiva para os pilotos nacionais.
“Realmente ficamos surpresos com a quantidade de pilotos interessados em participar. Solicitamos aos promotores internacionais e, de fato, vamos dar oportunidades aos atletas nacionais”, disse Sebastião Lago Junior, um dos organizadores do evento e diretor da Quanta Sports.
Outra grata surpresa para os organizadores foi à venda antecipada de ingressos. Antes mesmo das campanhas publicitárias começarem a circular, já foi vendido um terço das entradas, que agora se encontram no segundo lote.
Os ingressos custam de R$ 80 para arquibancada anel superior, até R$ 450 o Camarote Premium e podem ser adquiridas exclusivamente através do site mundialsuperenduro.com.br
A categoria Super Enduro ou Enduro Extreme é nova. O primeiro campeão foi o Inglês David Knight, que teve o título reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) em 2008. Foi criada atendendo a demanda dos praticantes que no forte inverno europeu sentiam a necessidade de praticar o esporte em locais fechados.
A última vez que o Mineirinho recebeu um grande evento internacional similar, foi há 16 anos, quando sediou uma etapa do Campeonato Mundial de Supercross Indoor.
A etapa brasileira do Mundial de Super Enduro tem o patrocínio de Maxxis, CrossPro, KTM, Husqvarna, 100%. Apoio Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur e Governo de Minas Gerais. Supervisão FIM, CBM e FMEMG. Promoção Y.Sports e BEMC - Brasil Esporte Motor Clube. Realização ABC. Organização Quanta Sports.
- Confira o vídeo da etapa de Liverpool, do Mundial de Super Enduro 2013
Fotos e vídeo: Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário