Brasil conclui participação no Motocross das Nações 2012
Equipe de pilotos brasileiros não segue adiante nas provas de repescagem e acaba de fora nas disputas da final
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
No último domingo (30/09) a equipe brasileira voltou ao circuito de Lommel, na Bélgica, para a 66ª edição do Motocoross das Nações 2012 (espécie de Copa do Mundo de Motocross). Desta vez os pilotos Gabriel Gentil, Marçal Muller e Rafael Faria encararam as provas de repescagem, última chance de garantir a vaga para as provas finais da competição mais importante da modalidade.
A pista de Lommel, considerada uma das mais difíceis do calendário internacional de motocross, foi a maior dificuldade para os integrantes do time brasileiro, já que no Brasil não há nenhum terreno semelhante para treinos e provas.
Na disputa todos os pilotos largaram em uma única bateria e a vaga não foi conquistada. Gabriel Gentil (MX1 ) chegou a largar entre os 10 primeiros, mas sofreu algumas quedas durante a prova e, mesmo recuperando-se,acabou sofrendo novo tombo e finalizou na 25ª posição.
" Fiz uma boa saída mas acabei caindo por vezes segudas no início da prova. Depois ainda consegui umas ultrapassagens, mas finalizei em 25º. Estou muito feliz em ter participado do nações, foi uma experiência única que todo piloto deveria passar, um aprendizado enorme. Agradeço a todos que fizeram esse projeto se realizar ' declarou Gabriel.
Rafal Faria (MX2), por sua vez, não teve boa largada e saiu na 25ª posição. O piloto escolheu uma posição ruim no gate de largada e sofreu os prejuízos. Durante o percurso Rafael sofreu uma queda forte e foi obrigado a parar no box para acertos na moto. De volta à bateria, terminou em 33º lugar.
" A pista estava muito difícil, como eu já havia dito antes, nunca havia andado em terreno desse estilo. Os pilotos muito rápido e a prova marcada por quedas. eu, inclusive, sofri alguma quedas, tive que arrumar a moto, mas terminei. Essa participação brasileira foi muito importante, não só por estarmos aqui trazendo o nome do país para essa competição tão importante, mas por proporcionar a chance de pilotos brasileiros aprenderem, passarem por essa experiência tão engrandecedora para a carreira. obrigado a todos que nos ajudaram a estar aqui e a todos que torceram por nós' contou Rafael.
Marçal Muller (MX Open), brasileiro melhor colocado nas classificatórias de ontem (17º lugar na MX Open), fazia boa prova na repescagem, mas também acabou no chão por conta de uma forte queda. Com o capacete e a moto prejudicados, teve de parar no pit para acertos de equipamento e terminou na 27ª posição.
" Saí entre os dez, estava bem até que caí e tive que parar. De qualquer forma o importante ea finalizar a prova. Estar aqui foi muito difícil, desde o início. Superamos muitas dificuldades e estou feliz com o resultado de ontem e com a experiência. Valeu Brasil" concluiu Marçal.
A equipe de pilotos da Alemanha, composta por Ken Roczen, Max Nagl e Marcus Schiffer, foi a grande campeã do Motocross das Nações 2012. O segundo lugar ficou para o time da Bélgica e o terceiro lugar acabou indo para a seleção dos Estados Unidos.
Os canecos de campeões nas disputas individuais foram para o italiano Antonio Cairoli (MX1), para o alemão Ken Roczen (MX2), e para o holandês Jeffrey Herlings (Open).
Foto: CBM/Divulgação
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário