BMW Sportenduro: nascida para as pistas

Depois de muitas especulações, BMW Motorrad enfim apresenta seu modelo off-road de 450cc.

Por Leandro Alvares

Murillo Ghigonetto
 
Há alguns meses a imprensa européia já vinha especulando sobre as intenções da BMW em competir no Campeonato Mundial de Enduro com uma nova moto e equipe própria. Agora, finalmente o mistério foi revelado e apresentado aos curiosos.

Batizada de Sportenduro, o novo modelo da fábrica alemã, equipado com motor de 450 cm³, foi especialmente projetado para o mundo das competições off-road e já fez sua estréia na etapa espanhola do Mundial de Enduro, no final de abril.

De acordo com o fabricante, todo o conceito da nova motocicleta começou de forma tímida, inicialmente como um protótipo. Depois de algum período de pesquisas e desenvolvimento, o projeto não só ganhou forma, como uma série de novidades. Tanto o conjunto mecânico quanto a parte ciclística contam com soluções técnicas inovadoras e desenvolvidas exclusivamente para o fora-de-estrada.

Entre os destaques está o trabalho de centralização de massa, detalhe notado principalmente pela posição do motor. Na Sportenduro, o propulsor está fixado um pouco mais atrás, assim como o tanque de combustível, situado sob o assento do piloto. Com isso, o ponto de equilíbrio de todo conjunto ficou mais centralizado e baixo, o que propicia uma pilotagem mais radical, com respostas mais rápidas e uma estabilidade mais apurada.

Outro ponto de inovação está no novo quadro projetado pelos engenheiros da BMW para esta moto. Em forma triangular, o chassi foi construído com tubos de aço especiais, os mesmos utilizados em estruturas de proteção contra impactos de carros de corrida, um material raro no que se refere às motocicletas.

Por ser um modelo oficial voltado para as competições, a BMW não divulgou muitos detalhes técnicos da Sportenduro. Do motor, por exemplo, sabe-se apenas que é um monocilíndrico de quatro tempos com 450 cm³ extremamente compacto e potente, capaz de cumprir as rígidas normas de poluição Euro III.

As suspensões são reforçadas, sendo que o amortecedor traseiro é progressivo e fabricado pela marca Öhlins, com curso de 320 mm, fixado diretamente à balança traseira. Já o sistema dianteiro usa suspensão invertida (upside down) totalmente ajustável da grife italiana Marzocchi, com curso de 300 mm. Os freios são a disco em ambas as rodas, sendo que na dianteira seu formato é do tipo margarida (wave).

Estréia “tímida”

A estréia da equipe BMW Motorrad aconteceu no último final de semana do mês passado, em Puerto Lumbreras, ao sul da Espanha. Depois de uma prova muito disputada na categoria E2 do Campeonato Mundial de Enduro, os pilotos Joel Smets e Sascha Eckert, da equipe alemã, estrearam com a Sportenduro e receberam elogios da imprensa especializada européia.

Eckert terminou em 15º na primeira bateria e em 17º na segunda. Já a estrela do time de Munique, Smets, teve problemas na segunda prova e abandonou. Mesmo assim, terminou a primeira etapa na 13ª colocação.

Apesar dos resultados “tímidos”, o time BMW Motorrad foi muito elogiado pelos especialistas do segmento off-road. Em um campeonato de alto nível técnico como é o Mundial de Enduro, terminar uma prova já é motivo para muita comemoração.

Para o futuro, a BMW Motorrad espera melhorar cada vez mais seu desempenho e deixar o campeonato ainda mais disputado.

Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br