BITES tem primeira etapa com muita competição e desafios emocionantes

Competidores se reuniram em Poços de Caldas, Minas Gerais, para enfrentar os obstáculos desafiadores da primeira etapa do campeonato Enduro de Big Trail

Por Thiago Dantas

No último final de semana, nos dias 21 e 22 de abril, a cidade de Poços de Caldas foi palco da primeira etapa do BITES (Big Trail Enduro Series). O evento reuniu pilotos de todo o país em uma competição emocionante de Enduro de Big Trail.

 
BITES 2023 - Etapa 1 - Foto: Vinicius Ferraz

O primeiro dia da competição teve um trajeto desafiador, com uma subida íngreme logo no começo da prova e um total de 12 km de extensão, com cada volta durando cerca de 40 minutos. Os pilotos tiveram que dar até três voltas neste percurso desafiador, testando sua resistência e habilidades em terrenos acidentados.

 

Os competidores enfrentaram diversos obstáculos ao longo do trajeto, como pedras, troncos de árvores e terrenos escorregadios.

 

No segundo dia do Big Trail Enduro Series (BITES), os competidores enfrentaram um trajeto menor, mas não menos desafiador. Os pilotos tiveram que dar três voltas em um circuito com obstáculos naturais e um trecho com obstáculos artificiais, que incluíam troncos e rampas. 

 
BITES 2023 - Etapa 1 - Foto: Vinicius Ferraz

 

Categorias do BITES

 

As categorias do BITES sofreram atualizações. Os homens podiam escolher entre as categorias:Trail (240 a 499cc); Big (500 a 750cc); Big Pró (751 a 1190cc); Heavy Pró (Acima de 1191cc ou com motores boxer).

 

Já a categoria feminina poderiam escolher entre:Trail, para motos de 240 a 499cc, Big, de 500 a 1190 cc e Heavy para motos de 1198cc em diante ou com motores boxer.

 

Conheça os vencedores da primeira etapa do BITES

 

Na categoria Heavy, o vencedor foi Marlon Bonilha, da equipe Pro Tork/KTM Sportbay, que correu com a sua KTM 1290 R.

 

Uma das categorias mais disputadas, Big Pró, teve uma disputa acirrada entre os pilotos José Américo e Lucas Delasta, com as suas KTM 890 R e KTM 990, respectivamente. Américo saiu com a vitória no primeiro dia e só precisou administrar bem o dia 2 para sair com a vitória na geral. 

 

Para a categoria Big, o piloto do Rio de Janeiro, Gabriel Boardman, venceu os dois dias a bordo da sua Transalp. 

 

Em sua primeira participação, Pedro Ferreira garantiu a vitória na categoria Trail, para motos até 499cc. O piloto gostou do formato e parabenizou a organização: "Pra mim foi um prazer e uma alegria muito grande poder participar do King Off The Jungle 2023. Disputei na categoria Trail. Foram dois dias de ótimas trilhas, todas muito bem sinalizadas, com trechos de alta, trechos de mata fechada e alguns pedregulhos. Desafio completo para quem é apaixonado pelo esporte como eu!! Meus parabéns a todos os pilotos e a organização!! Ansioso para a próxima." conclui Pedro.

 
BITES 2023 - Etapa 1 - Foto: Vinicius Ferraz

 

As novas categorias permitem que as mulheres compitam com mais equidade, enfrentando pilotos com características e habilidades semelhantes. 

 

Além disso, a inclusão de mais categorias femininas pode ajudar a incentivar ainda mais mulheres a participar, promovendo assim a diversidade e a igualdade no esporte. O BITES tem sido um grande impulsionador do esporte de Enduro de Big Trail no Brasil e está sempre em busca de maneiras de melhorar e aprimorar a experiência dos competidores.

 

Para Líbera Costabeber, que venceu pela categoria Big Feminina, foi um grande desafio: "Para mim foi um grande e novo desafio participar do BITES com a Africa Twin 1100. Piloto Big Trail a 3 anos e por mais que faça offroad com ela, ainda não tinha participado de uma prova. Adorei o desafio de colocar eu e a moto à prova nas trilhas. O BITES foi uma grande surpresa, um evento super organizado, com trilhas para nos testar, porém sem serem intransponíveis." enfatiza Líbera, que ainda ressalta o clima de todo o evento: "Além de tudo, o evento conta com um clima de família que eu jamais havia visto. Já estou ansiosa para a próxima etapa."

 

Pela categoria Trails Feminina, o primeiro lugar ficou com Cecília Kondo, que optou por usar uma Honda XR250 Tornado. 

 

"Este foi meu segundo King "off" The Jungle em Poços de Caldas, a primeira foi em 2020. Gostei muito do circuito deste ano, apesar da dificuldade de um trecho. Foi sensacional e espero que nos próximos anos, tenhamos mais mulheres participando."

 

A próxima etapa do BITES acontece em Interlagos, São Paulo. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br