Balbi e Ramos são os novos campeões do Supercross

Decisão da temporada 2008 do Campeonato Brasileiro aconteceu no sábado, em Barretos (SP).

Por Leandro Alvares

Aos favoritos, o título da temporada 2008. Antônio Jorge Balbi Júnior e Jean Ramos, que chegaram à cidade de Barretos (SP) na liderança de suas respectivas categorias, sagraram-se na noite de sábado os novos campeões do Campeonato Brasileiro de Supercross.

O final da competição consagrou as vitórias de Balbi e Swian Zanoni. Mesmo assim, o mineiro não conseguiu a pontuação suficiente para tirar o título das mãos de Jean e ficou com o vice-campeonato da classe SX2. 

Sem precisar da vitória, Jean Ramos fez uma prova cautelosa e preferiu acomodar-se na terceira posição, atrás de Zanoni e Rodrigo Selhorst. “Tínhamos feito uma programação de que eu precisava apenas do terceiro lugar. O Swian estava bem rápido. Cheguei a ficar em segundo, mas depois voltei para o terceiro e saí com o título que era o que eu queria”, declarou o campeão.

Para Zanoni, ter conseguido a maioria das vitórias na competição foi recompensador. “O Jean está de parabéns. Fez um ótimo trabalho. Pequei em algumas etapas, mas estou muito feliz por ter conseguido três vitórias no campeonato”, destacou o vice.

Na categoria SX1, para que o título saísse das mãos de Balbi Júnior era preciso que ele terminasse em sexto lugar, além de contar com uma vitória de Leandro Silva. Desde o início, o mineiro procurou fazer uma prova tranqüila para não deixar o resultado escapar.

Pipo Castro saiu na frente, mas logo cedeu espaço a Silva. Balbi saiu em terceiro e rapidamente chegou à segunda posição. Como o primeiro lugar era muito importante para Leandro, o paranaense resolveu arriscar e acabou sofrendo uma queda. Mesmo assim, levantou e conseguiu voltar à pista em terceiro.

No entanto outra queda acabou colocando fim aos planos do piloto. Ele conseguiu retornar à prova, mas já estava afastado da vitória. Enquanto isso, Balbi segurou o resultado e o troféu de campeão. Wellington Garcia terminou em segundo.

“É um sonho realizado. Me sinto muito feliz em poder comemorar essa vitória ao lado da minha família. Tive muito resultados positivos esse ano lá fora longe deles, por isso, esse é especial”, afirmou Balbi.

“Vencer esta prova não foi tão tranqüilo na parte psicológica quanto dentro da pista. Tenho de admitir que foi bem difícil segurar a ansiedade e colocar na cabeça que não precisava ganhar, o que é complicado, pois todo piloto quer vencer”, comentou o campeão.

“A minha derrota em Curitiba (segunda etapa vencida por Leandro Silva) foi fundamental para eu chegar ao título. Dali em diante eu mudei a preparação e me concentrei mais ainda. Mas chegar ao título não foi fácil, tanto que somente ficou decidido na última etapa”, acrescentou Balbi.

Confira os resultados da etapa de Barretos:

SX1
1) Jorge Balbi (Honda), 15min59s117
2) Wellington Garcia (Honda), a 2s643
3) João Marronzinho (Pro Tork), a 3s914
4) Roosevelt Assunção (Pro Tork), a 27s360
5) Pipo Castro (Yamaha), a 33s248

SX2
1) Swian Zanoni (KTM), 15min49s024
2) Rodrigo Selhorst (KTM), a 7s069
3) Jean Ramos (Honda), a 11s413
4) Thales Vilardi (Honda), a 33s786
5) César Popinhak (KTM), a 38s179

Classificação Final:

SX1
1) Jorge Balbi, 123 pontos
2) Leandro Silva, 91
3) João Marronzinho, 85
4) Wellington Garcia, 62
5) Pipo Castro, 59

SX2
1) Jean Ramos, 110 pontos
2) Swian Zanoni, 108
3) Rafael Zenni, 72
4) Rodrigo Selhorst, 67
5) Dudu Lima, 49


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br