ASW no Enduro francês Le Touquet 2011
Piloto Jan Vlaeymans ficou em 2º lugar nos Quads na tradicional prova francesa no mês passado
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Em 1975 Thierry Sabine, idealizador do Rally Paris Dakar, resolveu adaptar na França uma prova nos moldes dos grandes enduros realizados nos desertos dos Estados Unidos. Nascia o que hoje é considerada a mais tradicional prova de praia do mundo: o Enduro Le Touquet.
A competição, que leva o nome da cidade no litoral norte da França que a recebe desde então, evoluiu muito ao longo dos anos, passando das 286 motocicletas que participaram da primeira edição, para mais de 1.000 na prova de 2011. Entre motos e quadris foram exatos 1.028 inscritos na corrida deste ano. Entre eles, muitos nomes consagrados, como o campeão mundial MX1 de 2007, Steve Ramon, que venceu a prova diante de um público de mais de 200 mil pessoas.
O piloto ASW Jan Vlaeymans conseguiu o 2º lugar nos Quads. Vestir um piloto no maior e mais tradicional Enduro de praia do mundo e por a prova equipamentos da marca é motivo de grande orgulho, pois todos sabem o quanto o atleta e as condições de uma corrida desse nível exigem dos acessórios de proteção.
O Enduro Le Touquet mantém as mesmas características desde sua criação, com todos largando ao mesmo tempo na longa reta a beira-mar, entrando na sequência em um difícil e travado circuito de areia fofa. No total são 11 voltas com 15 quilômetros de extensão cada uma. Não são raros os grandes congestionamentos nos primeiros obstáculos da volta inicial, onde muitos pilotos acabam atolados. Há também muitos abandonos, já que não é fácil para pilotos e máquinas, resistirem a uma prova de três horas de duração em condições tão difíceis. Para saber mais sobre a prova acesse www.motox.com.br.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário