AMA: TRÊS CANDIDATOS AO TÍTULO

Vitória de Stewart em Seattle deixa campeonato em aberto para a última etapa do ano.

Por Thiago Fuganti

Resta apenas uma prova para o encerramento da temporada 2006 do AMA Supercross e três pilotos têm reais chances de conquistar o cobiçado título. Este foi o cenário que se consolidou após a corrida do último sábado, realizada no lotado estádio de Seattle.

Uma nova vitória de James Stewart e o segundo lugar de Chad Reed fizeram com que o então certo bicampeonato de Ricky Carmichael passasse à condição de duvidoso. Prova disso verifica-se na pontuação: 316 pontos para Reed e Carmichael, que dividem a liderança, e 311 para Stewart, vencedor de sete das 15 etapas já disputadas.

“Tive uma queda preocupante na classificação, mas dei a volta por cima. Uma conversa com minha mãe contribuiu muito para a minha motivação”, afirmou Stewart, que vive um excelente momento de quatro vitórias e um segundo lugar nas últimas cinco corridas.

Para ser campeão, porém, o piloto da Kawasaki não dependerá apenas de si. Terá de cruzar a linha de chegada em primeiro, além de torcer para que seus dois adversários não terminem em segundo. “Tudo o que posso fazer, neste momento, é conquistar mais uma vitória e torcer pelo melhor desfecho do certame. Espero que seja a meu favor”, completou.

Quem tenta se livrar do desespero é Carmichael, que há três etapas aparentava tranqüilidade para a confirmação do segundo título consecutivo — precisaria de três segundos lugares para levantar o caneco, mas não fez a lição de casa. “Dei o máximo de mim neste fim de semana e agora vamos para o tudo ou nada”, disse o norte-americano da Suzuki, terceiro colocado em Seattle.

Para disfarçar a tensão, Ricky acrescentou que o panorama do torneio off-road — um dos mais cobiçados dos EUA — se mostra bastante atraente para os milhares de torcedores que costumam prestigiar a categoria. “É ótimo para quem curte bons pegas e também para o esporte”.

A única briga já definida no ano é a do mundial de Supercross. Com o resultado do fim de semana, Stewart ampliou para 12 pontos a vantagem sobre Carmichael e garantiu matematicamente a conquista. Mas todos que acompanham esta competição sabem que é caneco do AMA o de maior prestígio.

O último embate do campeonato será realizado na noite do próximo sábado, no tradicional estádio de Las Vegas. Façam suas apostas sobre o novo campeão!
 

Resultado em Seattle:

1) James Stewart (Kawasaki)
2) Chad Reed (Yamaha)
3) Ricky Carmichael (Suzuki)
4) Travis Preston (Honda)
5) Nicholas Wey (Honda)
6) Michael Byrne (Kawasaki)
7) Ivan Tedesco (Suzuki)
8) Kevin Windham (Honda)
9) Brock Sellards (Honda)
10) Heath Voss (Yamaha)

Classificação:
1) Ricky Carmichael, 316 pontos
2) Chad Reed, 316
3) James Stewart, 311
4) Ivan Tedesco, 241
5) Nicholas Wey, 234
6) Michael Byrne, 228
7) Travis Preston, 191
8) Ernesto Fonseca, 125
9) Ryan Clark, 116
10) Mike LaRocco, 108

Mundial:
1) James Stewart, 355 pontos
2) Ricky Carmichael, 343
3) Chad Reed, 334
4) Ivan Tedesco, 276
5) Nicholas Wey, 268
6) Michael Byrne, 259
7) Jason Thomas, 181
8) Jeff Gibson, 178
9) Ryan Clark, 176
10) Tyler Evans, 125


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br