AMA SX: Villopoto vence em Utah e fica perto do título

Corrida de Utah teve bons momentos e situações difíceis para vários pilotos que disputam o título na reta final do campeonato

Por Aladim Lopes Gonçalves

Em meio às frias montanhas de Salt Lake City, em Utah, na arena montada no Rice Eccles Stadium, o piloto da Kawasaki Ryan Villopoto conseguiu emplacar a sexta vitória na temporada 2011 do AMA Supercross e abre agora uma vantagem de 9 pontos para a grande final em Las Vegas. Chad Reed (Honda) acabou em segundo e Ryan Dungey (Suzuki) ficou em terceiro.

A largada foi boa com a Yamaha de James “Bubba” Stewart acelerando forte para ficar na frente de Reed e Davi Millsaps (Yamaha). A Kawasaki de Ryan Villopoto aparecia logo atrás, na quarta posição.

A disputa entre Reed e Villopoto animava o público, quando Stewart, então o líder da prova, acabou tendo uma queda. Apesar do piloto da Yamaha ter se recuperarado rapidamente do tombo, alguns intantes depois ele se chocou com uma barra de proteção, danificando a frente da sua moto.

Indiferente ao que acontecia, Villopoto continuou a briga com Reed e de tanto insistir conseguiu a ultrapassagem e abriu uma boa dianteira, o que lhe garantiu a vitória na prova.

"Temos feito nosso trabalho este ano e agora estamos sendo pagos", disse Villopoto. "É ótimo poder ir para Las Vegas com uma boa vantagem. Espero estar no topo do pódio na próxima semana também. "

Reed não venceu, mas conquistou o público pela sua grande determinação na pista. Dungey conseguiu voltar ao pódio com o terceiro lugar. Stewart terminou na 10ª posição.

Na disputa pela Supercross Lites Series (Liga Oeste) Eli Tomac, da Honda, ficou na frente de Ken Roczen (KTM) e de Broc Tickle (Kawasaki). Com apenas uma rodada para a final, Tickle está mais perto do título da categoria, embora a diferença para Tomac seja de apenas dois pontos.

A largada foi um pouco tumultuada para a Honda de Cole Seely, que teve um bom pega com a Kawasaki de Josh Hansen. Mas, para não ficar para trás, Tomac foi com tudo para cima dos dois, trazendo bem próximos os pilotos Tickle e Tyla Rattray (Kawasaki).

Para evitar um choque com Hansen, que estava fora da disputa principal, Seely acabou perdendo instantes preciosos e ficou em quarto. A atenção do público estava toda voltada para o confronto do segundo lugar entre Tickle e Roczen, enquanto Tomac garantia a vitória na prova.

Agenda - Etapa Final
A grande final do AMA Supercross será no dia 7 de maio no Sam Boyd Stadium, em Las Vegas. Os resultados e tudo o que aconteceu de mais importante você confere aqui no portal MOTO.com.br.

Resultados Supercross
1) Ryan Villopoto (EUA/Kawasaki), 20 voltas
2) Chad Reed (EUA/Honda), +0s955
3) Ryan Dungey (EUA/Suzuki), +15s947
4) Andrew Short (EUA/KTM), +25s494
5) David Millsaps(EUA/Yamaha), +30s317
6) Kevin Windham (EUA/Honda), +39s084
7) Jake Weimer (EUA/Kawasaki), +40s798
8) Thomas Hahn (EUA/Yamaha), +41s445
9) Justin Brayton (EUA/Yamaha), +44s399
10) James Stewart (EUA/Yamaha), 19 voltas

Classificação geral
1) Ryan Villopoto, 318 pontos
2) Chad Reed, 309
3) Ryan Dungey, 306
4) James Stewart, 295
5) Trey Canard, 255
6) Andrew Short, 214
7) Kevin Windham, 202
8) David Millsaps, 172
9) Justin Brayton, 153
10) Nicholas Wey, 139

Resultados Supercross Lites (Liga Oeste)
1) Eli Tomac (EUA/Honda), 15 voltas
2) Ken Roczen (GER/KTM), +2s277
3) Broc Tickle (EUA/Kawasaki), +4s198
4) Cole Seely (EUA/Honda), +6s103
5) Kyle Cunningham (EUA/Yamaha), +7s348

Classificação geral
1) Broc Tickle, 165 pontos
2) Eli Tomac, 163
3) Joshua Hansen, 151
4) Cole Seely, 131
5) Ryan Morais, 124


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br