AMA SX: Trey Canard vence a disputa em San Diego

Claudio Teixeira analisa as principais competições Off Road e traz dicas de produtos, preparação e performance

Por Aladim Lopes Gonçalves

 

Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de vários títulos no Campeonato Paulista de Motocross. Dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road, atualmente é distribuidor dos Lubrificantes ELF. Mais informações no e-mail [email protected] e no site tayomotor.com.br.

 
Olá amigos internautas do MOTO.com.br!
 
Trey Canard vence mais uma e assume na tabela o terceiro lugar no campeonato, já que estava empatado com Tomac até a etapa anterior.
 
Mais uma etapa show de competições e disputas tanto na SX1 como na SX2.
 
Esta foi a segunda vitória de Canard no ano. Me admira a garra, dedicação e determinação de Trey Canard. Diferentemente de Dungey e Roczen, Trey é um piloto veterano, sofrido, que já enfrentou grandes batalhas dentro e fora das pistas. Foram inúmeras e graves fraturas sofridas ao longo de sua carreira, sendo duas de fêmur, uma de coluna cervical entre outras tantas. Isso normalmente vai minando a gana por corridas, uma vez que o sofrimento da recuperação é longo, demorado e triste. Poucos pilotos conseguem se superar a este ponto, e Canard certamente é um deles.
 
Canard, no ano passado ficou fora das competições por conta de outro acidente no qual quebrou o braço, retornando de forma espetacular no Monter Energy Cup em Las Vegas e quase venceu as 3 baterias do evento que lhe dariam o prêmio de 1 milhão de dólares. Ele é de fato um dos maiores guerreiros do esporte ao lado de outra lenda como Chad Reed e alguns outros.
 
 
A prova de ontem foi uma demonstração explícita disto que estou escrevendo. Canard largou na terceira colocação atrás de de Andrew Short e Roczen, mas logo na primeira volta já havia ultrapassado Short e foi para cima de Roczen. Logo atrás vinha Millsaps em 3o, que havia ultrapassado Short também e este era seguido de perto por Chad Reed e Ryan Dungey.
 
Roczen abriu um pouco na 2a volta, mas Canard, com sangue nos olhos tirou a diferença em apenas uma volta e já estava colado em Roczen. Millsaps escorregou e caiu em uma curva, entregando de bandeja a 3a colocação para Dungey que já havia ultrapassado Short. Mas na 4a volta Roczen não segurou a pressão e Canard assumiu a liderança para não mais abandoná-la. Canard foi o segundo piloto a conseguir tomar de Roczen a liderança de uma etapa que até então só havia ocorrido com Eli Tomac, ou seja, somente os dois tiraram de Roczen uma vitória enquanto o alemão liderava uma prova.
 
 
 
A partir da 5a e 6a voltas a situação da corrida já estava definida, com Canard em 1o, Roczen em 2o, Dungey em 3o, Reed em 4o e Tomac em 5o lugar, e assim foi até o final da competição. Mesmo definidas as posições, a diferença do 1o para o 5o colocado não era superior a 12 segundos, o que significava que um pequeno erro promoveria alterações nos resultados.
 
Obviamente ninguém queria arriscar nada, afinal com a 3a colocação Dungey se manteria na liderança do campeonato com Roczen em 2o lugar e Canard em 3o. Foi uma prova difícil em uma pista igualmente difícil, com várias sessões de triplos em saídas de curvas e com obstáculos em sequências que poderiam levar ao erro facilmente.
 
Na SX2 Cooper Weeb comprovou sua supremacia e venceu mais uma, com Tyler Bowers em 2o e Justin Hill em 3o lugar. A pontuação no campeonato da SX2 está mais apertada que na SX1, o que garante que teremos fortes emoções nas próximas etapas até a final do campeonato.
 
 
 
Vocês podem acompanhar as provas pelo link brmx.com.br/ama-aovivo - Vale a pena conferir!
 
Tenham todos uma boa semana e fiquem ligados pois na semana que vem começam as etapas da costa leste dos USA em Arlington no Texas. Nesta nova fase do campeonato deveremos ter novidades, como alguns dos pilotos da SX2 da costa oeste migrando para a SX1 na costa leste, assim como uma nova galera totalmente diferente desta SX2 da costa oeste, cuja final será o embate da costa oeste contra a costa leste na final em Las Vegas na SX2.
 
450SX Class Results: San Diego
  1. Trey Canard, Edmond, Okla., Honda
  2. Ken Roczen, Clermont, Fla., Suzuki
  3. Ryan Dungey, Belle Plaine, Minn., KTM
  4. Chad Reed, Dade City, Fla., Kawasaki
  5. Eli Tomac, Cortez, Colo., Honda
  6. Cole Seely, Laguna Beach, Calif., Honda
  7. Blake Baggett, Grand Terrace, Calif., Suzuki
  8. Andrew Short, Smithville, Texas, KTM
  9. Broc Tickle, Holly, Mich., Suzuki
  10. Jason Anderson, Edgewood, N.M., Husqvarna 
 
450SX Class Season Standings
  1. Ryan Dungey, Belle Plaine, Minn., KTM, 127
  2. Ken Roczen, Clermont, Fla., Suzuki, 118
  3. Trey Canard, Edmond, Okla., Honda, 109
  4. Eli Tomac, Cortez, Colo., Honda, 100
  5. Jason Anderson, Edgewood, N.M., Husqvarna, 85
  6. Cole Seely, Laguna Beach, Calif., Honda, 82
  7. Chad Reed, Dade City, Fla., Kawasaki, 75
  8. Justin Barcia, Greenville, Fla., Yamaha, 71
  9. Blake Baggett, Grand Terrace, Calif., Suzuki, 68
  10. Andrew Short, Smithville, Texas, KTM, 66 
 
Western Regional 250SX Class Results: San Diego
  1. Cooper Webb, Newport, N.C., Yamaha
  2. Shane McElrath, Canton, N.C., KTM
  3. Tyler Bowers, Corona, Calif., Kawasaki
  4. Josh Hansen, Elbert, Colo., Kawasaki
  5. Alex Martin, Millville, Minn., Yamaha
  6. Zach Osborne, Chesterfield, S.C., Husqvarna
  7. Zach Bell, Cairo, Ga., Husqvarna
  8. Jessy Nelson, Paso Robles, Cali., KTM
  9. Tommy Hahn, Decatur, Texas, Honda
  10. Chris Alldredge, Powell Butte, Ore., Kawasaki
 
Western Regional 250SX Class Season Standings
  1. Cooper Webb, Newport, N.C., Yamaha, 136
  2. Jessy Nelson, Paso Robles, Calif., KTM, 106
  3. Tyler Bowers, Corona, Calif., Kawasaki, 104
  4. Zach Osborne, Chesterfield, S.C., Husqvarna, 102
  5. Shane McElrath, Canton, N.C., KTM, 86
  6. Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, Yamaha, 81
  7. Justin Hill, Yoncalla, Ore., KTM, 79
  8. Josh Hansen, Elbert, Colo., Kawasaki, 79
  9. Alex Martin, Millville, Minn., Yamaha, 75
  10. Malcolm Stewart, Haines City, Fla., Honda, 69

Fotos: Simon Cudby (Feld Motor Sports)/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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