AMA SX: 1ª vitória de Eli Tomac na categoria 450SX
Colunista analisa as principais competições Off Road e traz dicas de produtos, preparação e performance
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de vários títulos no Campeonato Paulista de Motocross. Dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road, atualmente é distribuidor dos Lubrificantes ELF. Mais informações no e-mail [email protected] e no site tayomotor.com.br
Olá internautas e amigos do MOTO.com.br!
Eli Tomac venceu a 2a etapa do AMA SX e anotou sua primeira vitória na categoria AMA 450SX, na prova disputada em Phoenix, no último sábado (10/01).
Como havia mencionado em meu último post sobre a primeira etapa do campeonato mais radical do planeta, Eli Tomac sempre foi considerado uma ameaça ao alemão Ken Roczen pela disputa pelo título, até mais do que David Millsaps, que fez uma campanha fantástica na temporada passada. Ambos foram mal na primeira etapa mas se redimiram na segunda.
A prova foi muito boa e bem disputada. Tomac largou na ponta seguido por Dungey e Roczen, que logo ultrapassou ambos e assumiu a ponta. Dungey tentou dar combate mas Weston Peick que vinha logo atrás aproveitou uma oportunidade e ultrapassou Dungey que caiu para a quarta colocação. Logo atrás a briga era entre Andrew Short e Millsaps que logo ultrapassou e tentou seguir o ritmo dos ponteiros acompanhando Dungey de perto. Canard, outro piloto com boas chances no campeonato e com uma má largada era apenas o 17o na primeira volta.
Após cinco voltas de prova, a diferença entre o primeiro e décimo colocados não passava de 15 segundos. Jason Anderson, segundo colocado na abertura do campeonato também fez uma má largada e era apenas o 12o colocado.
Na sétima volta Eli encosta de vez em Ken Roczen e eles começam a trocar posições. Em apenas 3 voltas eles trocaram de posição ao menos 4 vezes, andando muito colados e disputando cada curva do traçado. Foi uma boa briga até que Roczen, de olho em seu primeiro título na categoria, acomodou-se na segunda posição e assim foi até o final, já que Eli Tomac não fez uma boa prova na abertura e quase não pontuou, assim era melhor garantir a liderança do campeonato contra um rival de peso e seguir adiante rumo ao título.
Dungey, que chegou a ser ultrapassado por Weston Peick foi para cima e tomou-lhe o terceiro posto, com Peick terminando na 4a colocação e Millsaps, em uma prova tranquila finalizou na 5a colocação.
Na 250SX, tal qual Eli Tomac, Cooper Webb conquistou sua primeira vitória em uma final do AMA SX. Cooper Web estava andando muito, assim como Malcolm Stewart, irmão do Bubba Stewart, que largou na ponta e se manteve ali até que Cooper Web o ultrapassou pela vitória. Malcolm terminou a prova em segundo lugar e Jessy Nelson, vencedor da primeira etapa finalizou na 3a colocação.
Jean Ramos estava andando muito bem nas tomadas de tempo mas não foi bem na prova classificatória começando com uma má largada e acabou ficando mais uma vez fora da prova final.
Abaixo segue o link do evento com todas as provas de classificação e finais da SX2 e SX1, vale a pena conferir.
Fiquem ligados porque sábado que vem rola Anaheim 2 e o show de pilotagens e boas disputas é garantido!!!
Boa semana a todos!!!
youtube.com/watch?v=02B-bg0p2Xo
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário