O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola, promovido pelo Rally Internacional dos Sertões em parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS), concluiu a primeira fase das ações nas comunidades visitadas.
Com o sucesso da primeira etapa, a expectativa para a seqüência dos trabalhos é ainda maior. A primeira das três fases do projeto foi finalizada em Natal (RN), cidade que abrigará também a chegada dos competidores durante a disputa do evento esportivo.
O programa teve início em abril nas nove cidades por onde passará a maior competição off-road do mundo em número de participantes. A segunda fase será realizada nos mesmos locais durante a disputa do Sertões, que está marcada entre os dias 17 e 28 de junho, e a terceira e última etapa acontecerá no final do ano, após a competição.
O Programa de Desenvolvimento Sustentável está implantando nas escolas públicas dos locais por onde o rali irá passar várias ações que divulguem conhecimento e capacitação aos moradores e estudantes. A primeira cidade visitada foi Goiânia e o último local que recebeu o projeto na primeira fase foi a Escola Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na comunidade da Redinha, próxima a vila de pescadores, na capital do Rio Grande do Norte.
O resultado obtido com a implementação das ações foi tão bom que a equipe responsável pelo programa não vê a hora de retornar aos locais visitados e colher os frutos do que já foi feito.
“Foi muito bom perceber que as escolas estão a cada ano mais preparadas para nos receber e que o projeto já é conhecido. Isso é uma grande vitória. Na segunda etapa, vamos dar seqüência ao que já foi iniciado com ações muito boas que darão ainda mais oportunidades a estas pessoas”, comentou o diretor de projetos do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.
No mês de junho, quando serão realizadas as próximas visitas, o programa fará ações em todas as áreas. Na parte médica, as comunidades receberão a visita de um clínico geral, um oftalmologista, um pediatra e um ginecologista e ainda dará seqüência ao atendimento odontológico. Além disso, uma farmácia começará a ser montada para atender as pessoas da comunidade.
Na área educacional será feita a entrega de kits escolares para os alunos, apresentação de teatro de marionetes e workshops para capacitação dos professores. Serão dadas também oficinas de pintura e de artesanato com material reciclado e garrafas pet.
Os pais e professores receberão a visita de uma psicóloga que discutirá as formas de trabalhar a psicologia aplicada à educação. Na conversa, eles devem discutir as dificuldades e as soluções para integrar o trabalho dos professores com as orientações dos pais dos alunos.
Inclusão digital e resultados – Um dos trabalhos que mais chamou a atenção dos participantes na primeira fase foi o de inclusão digital em que as escolas participantes receberam 54 câmeras fotográficas digitais e 180 alunos foram capacitados para dar continuidade aos trabalhos, divulgando-os em um Blog criado especialmente para o programa. Os trabalhos podem ser conferidos no endereço
www.mirage.com.br/ibs. No segundo módulo, o programa irá analisar o material produzido e apresentar um vídeo demonstrativo com as imagens feitas.
No total, 4.500 alunos já foram beneficiados com a chegada do projeto. Durante os trabalhos, a ação social capacitou mais de 450 professores.
O Programa de Desenvolvimento Sustentável também fez a distribuição de mais de 8.100 livros para as bibliotecas das escolas e realizou dez próteses dentárias e 308 atendimentos odontológicos. Além disso, 45 agentes participaram de um programa de capacitação para atendimento médico e controle do diabetes.
Os trabalhos também incluíram coleta seletiva, plantio de horta e tratamento oftalmológico. O programa também se preocupa com o meio ambiente, por isso, distribuiu 270 mudas de árvores, que foram plantadas por alunos e gestores.
Um dos pontos mais importantes do programa de Desenvolvimento Sustentável é que ele não pretende apenas distribuir renda, mas criar condições para que as comunidades atendidas tenham uma melhora no seu cotidiano, capacitando os participantes.
Salvatore conta que esta fase é a mais importante e também a mais empolgante do programa. “É a partir desta etapa que o trabalho dos gestores e alunos começa. Não vemos a hora de seguir para a segunda visita em junho, para vermos os frutos que serão colhidos”, revelou.
O dirigente conta que sentiu uma grande evolução nos trabalhos. “Tivemos ótimos momentos durante as visitas, que nos marcaram e emocionaram. O programa cresce cada vez mais e ficamos felizes em poder acompanhar a evolução dos trabalhos através do Blog do projeto. Isso foi uma grande conquista”, concluiu.
Equipe MOTO.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário