KTM 350 fatura título mundial no Brasil
Pilotada pelo italiano Cairoli, revolucionária moto austríaca deixou as 450cc para trás.
Por André Jordão
Por André Jordão
Arthur Caldeira
Logo em seu ano de estreia, a revolucionária KTM 350 SX-F faturou o título de campeã mundial na principal categoria do motocross, a MX-1. O italiano Antonio Cairoli venceu a etapa brasileira do campeonato, realizada no último final de semana em Campo Grande (MS), e mostrou que capacidade cúbica não é tudo. Lançada no Salão de Motos de Milão 2009 como uma inovação da fábrica austríaca, a 350 SX-F de Cairoli venceu 13 das 26 baterias disputadas neste ano, deixando as concorrentes de 450cc para trás.
O mérito pelo título conquistado por antecipação – ainda faltam duas etapas para o fim da temporada – vai sem dúvida para a nova moto de 350cc, desenvolvida pelo chefe da equipe KTM, Stefan Everts, o belga 10 vezes campeão mundial de motocross. Mas também para o piloto italiano de 24 anos. Apesar de contar com o azar de Clement Desalle, seu rival direto pelo título, que teve problemas mecânicos na última volta, Antonio Cairoli chega a seu quarto título mundial – o segundo consecutivo na categoria MX1.
Pronta para correr
Levando seu slogan “Ready to Race” (pronta para correr) ao extremo, a KTM e Everts desenvolveram a nova moto especificamente para disputar a categoria MX1 – para motos 2 tempos de 250 cc ou motos 4 tempos de até 450cc. Escolheram a capacidade cúbica que pudesse garantir uma entrega amigável de potência e torque sem perder muito em desempenho para as motos maiores. Tudo feito dentro do regulamento do campeonato mundial de motocross, nascia a KTM 350 SX-F.
Segundo a fábrica austríaca, ao assumir como diretor de competições da marca o multicampeão Stefan Everts já enxergava o futuro do motocross: desempenho eficiente em uma moto com menor capacidade cúbica feita para atender às necessidades do piloto. Lançada como protótipo em Milão, a 350 SX-F já iniciou 2010 vitoriosa: venceu o Starcross de Mantova na pré-temporada e foi colecionando vitórias no mundial.
O enorme sucesso da ágil e leve 350cc fez com que a KTM anunciasse a comercialização da 350 SX-F em sua linha 2011. Equipado com um motor de um cilindro, 349,7 cm³ de capacidade, duplo comando de válvulas (DOHC) e alimentado por injeção eletrônica, o novo modelo mostrou a coragem da fábrica austríaca ao apostar em uma concepção técnica totalmente diferente de outras marcas: as japonesas Honda e Yamaha mostraram novas motos em 2010, porém ainda com 450cc.
Com chassi de cromomolibedênio e motor compacto, a 350 SX-F é três quilos mais leve que a KTM de 450cc. Mas o mais importante é que aparenta ser mais fácil de pilotar que suas irmãs maiores. O que pode indicar uma tendência nas pistas de terra: motores menores e motos mais ágeis.
Bastou ver o desempenho de Antonio Cairoli e sua KTM na segunda bateria da etapa brasileira para ter certeza disso. Único piloto com a nova 350cc, o italiano sofreu uma queda e caiu para o quarto lugar. Fez uma corrida incrível de recuperação, assumiu a segunda colocação e, a uma volta do final, contou com a sorte para ficar com o título. Clement Desalle, seu rival direto que liderava, teve problemas elétricos em sua Suzuki e abandonou. Como não pontuou, Cairoli e a nova SX-350F garantiram o título por antecipação.
“Nós tínhamos um objetivo muito difícil, que era tornar uma moto estreante em campeã do mundo. Conseguimos alcançá-lo graças à excelente equipe e à perfeita tecnologia do modelo”, explicou Cairoli ao final da prova.
Siciliano bom de bola
Além da excepcional KTM 350 SX-F e de contar com a sorte, Antonio Cairoli merece grande parte dos méritos pela conquista. O siciliano de 24 anos, de jeito franzino e discreto, está escrevendo seu nome ao lado de grandes ídolos do motocross. Sua vitória em Campo Grande (MS) foi a 13ª em 26 baterias disputadas – neste ano só ficou fora do pódio em uma etapa. Seu bicampeonato da MX1, em 2009 ele venceu com uma Yamaha de 450cc, é o quarto título mundial na carreria.
Aos 19 anos tornou-se o italiano mais jovem a faturar o campeonato mundial de motocross - na MX2 em 2005. Feito que repetiu em 2007. Naquele ano, como agora, venceu por antecipação e ainda participou de uma etapa da categoria MX1 e surpreendeu a todos ao vencer como piloto convidado.
Assim como surpreendeu os sul-matogrossenses com suas habilidades para jogar futebol. Em um jogo de confraternização, Cairoli fez jogadas de efeito e até um gol de letra, mostrando que os italianos tetracampeões também são bons de bola. Porque ao guidão da KTM 350 SX-F, Cairoli não precisa provar mais nada.
* O jornalista viajou a convite da Honda. Fotos: Arthur Caldeira
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