HEBS tem primeira etapa marcada por trilhas técnicas
A etapa King ?Off? The Jungle teve dois dias de trilhas exigentes para os pilotos. Rigor Rico venceu na categoria Gold
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Aconteceu no último final de semana, dias 22 e 23, na cidade mineira de Poços de Caldas, a primeira etapa do Hard Enduro Brasil Series (HEBS). Fábio Nogueira, organizador da prova, inovou mais uma vez em proporcionar dois dias de trilha para os pilotos.
Ao contrário dos anos anteriores, Nogueira realizou o primeiro dia com um trajeto mais longo, geralmente deixado para o segundo dia de prova. A chuva dos dias anteriores deixou a trilha escorregadia, exigindo ainda mais o preparo e técnica dos pilotos.
Já no segundo dia de prova, os pilotos fizeram voltas em um circuito menor, mesclando diferentes tipos de trilha e obstáculos artificiais, estilo superenduro.
Na categoria Gold, Rigor Rico conquistou o primeiro lugar com sua KTM EXC-F350. "Foi uma prova muito divertida. Optei por usar uma moto diferente, que geralmente uso para treinar, a KTM EXC-f 350 e sai muito satisfeito. A trilha do primeiro dia estava bem escorregadia. Já no segundo dia foi em um circuito mais solto e pude concretizar minha vitória." finaliza Rigor, que se prepara para algumas provas internacionais, sendo o Romaniacs a principal delas.
Pela equipe Beta Uai Racing, Olavo Sousa Sá garantiu a vitória na categoria Silver a bordo de sua Beta RR 300. O piloto, que em 2021 foi vice-campeão do HEBS na categoria Bronze, avalia que as trilhas foram exigentes, mas dentro do esperado. "Eu nunca tinha corrido o King, mas já tinham me falado que sempre tem novidades. O primeiro dia foi bem técnico e o terreno estava complicado, mas gostei, pois é assim que estou acostumado a treinar. Já no segundo dia teve mais velocidade, então tive mais dificuldade. Agora é só preparar para a próxima", conclui Olavo, que tem apenas 18 anos e é uma promessa do Hard Enduro Brasileiro.
A categoria Bronze teve como vitorioso o piloto da casa, Augusto Toshiro. "Mais um ano o Fabinho surpreendendo a todos com o King. No primeiro dia, trilhas difíceis e um terreno muito liso, não foi fácil cumprir as 2 voltas, mas consegui manter um ritmo bom e completar a prova. No segundo dia, a prova foi rápida lembrando bem circuitos de enduro fim. O maior desafio foi a largada no estilo le mans e com obstáculos artificiais deixou a competição bem acirrada. Consegui manter o foco e finalizar bem o segundo dia, o que me rendeu a primeira colocação na prova. Muito feliz com o resultado. Gostaria de parabenizar a todos pelo evento, sempre muito top! Tentarei competir nas outras etapas do HEBS, um dos maiores e o principal campeonato de hard enduro do Brasil!" enaltece Toshiro.
Pela equipe Tranqueiras Racing, Gabriel Mangabeira foi o campeão da Iron, categoria de entrada do Hard Enduro, mas não menos difícil como lembra o próprio piloto: "Os dois dias foram muito duros. Chão liso, principalmente dentro das matas. Garanti a segunda colocação. E no segundo dia de competição tive alguns problemas durante a prova. Porém segui o caminho sem errar e o sexto lugar me garantiu a vitória nos dois dias."
O Hard Enduro Brasil Series segue para sua segunda etapa, Hard Country, na cidade de Nova Serrana (MG), nos dias 26 e 27 de maio.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário