Mundial SBK
Mundial SBK
Após duas fantásticas corridas no circuito de Donington Park, onde vimos cinco diferentes pilotos e quatro diferentes equipes em uma surpreendente disputa até a últimas voltas, o Mundial Superbike de Motovelocidade agora está indo em direção as planícies de Utah para a sexta de 14 etapas da temporada, no circuito de Miller Motorsport Park.
Diferentemente da outras etapas realizadas no domingo, a 6ª etapa será realizada na segunda-feira, dia 28 de maio. Esta data, comemorativa para os norte-americanos, o “Memorial Day”, homenageia as Forças armadas dos Estados Unidos da América. Sendo assim, os treinos livres e classificatórios serão realizados nos dias que antecedem a corrida, sábado e domingo, 26 e 27/5.
O traçado de Miller Motorsport Park é considerado o circuito mais seguro e mais moderno de toda a América do Norte. Este circuito foi inaugurado em 2008 e fica a cerca de 40 kms do centro de Salt Lake City, capital do estado de Utah, não muito distante do lendário deserto de sal de Boneville, palco de muitos recordes em provas de velocidade realizadas todos os anos.
O Mundial Superbike tem sido o principal evento dos EUA desde o ano da sua primeira temporada, em 2008. O traçado mede 4.907 km com retas de até 1,1 km onde as potentes máquinas já registraram velocidade próxima de 320 Km/h. A expectativa para este ano no traçado é superar a marca obtida por Tom Sykes em Monza, quando chegou a 339,5 Km/h.
O circuito dos EUA é sempre uma das mais fascinantes etapas do campeonato porque o Mundial Superbike de Motovelocidade nasceu e se desenvolveu nos Estados Unidos em meados da década de 70, antes de ser reconhecido em 1988. Além disso, nas últimas três temporadas, os vencedores do circuito de Miller Motorsport Park foram todos campeões do mundo naquele respectivo ano.
Ainda é muito cedo para definirmos um favorito a campeão do mundo. Vale ressaltar que das nove corridas realizadas entre as 5 etapas, houve seis vencedores diferentes (Max Biaggi, Carlos Checa, Jonathan Rea, Sylvain Guintoli, Tom Sykes e Marco Melandri) e cinco equipes diferentes: Aprilia, BMW, Ducati, Honda, e Kawasaki. Apenas a Suzuki está fora desta lista, mas a equipe está trabalhando duro para cobrir esse buraco.
O site do canal de TV por assinatura Bandsports anuncia a transmissão da 6ª etapa do Mundial Superbike, com o GP dos EUA, na pista de Miller Motorsport Park, nessa segunda-feira, 28/05, a partir das 15:00h.
Fotos: Divulgação