Mundial SBK
Mundial SBK
A temporada 2020 do Mundial de Superbike tem um campeão. Jonathan Rea terminou em quarto lugar a corrida 1 da rodada no circuito do Estoril para conquistar o título da categoria pela sexta vez consecutiva.
O título já estava praticamente nas mãos de Rea, que chegou a Portugal com 59 pontos de vantagem sobre Scott Redding, o único que tinha chance de estragar a festa do piloto da Kawasaki.
Para isso, porém, Redding precisaria reduzir a vantagem de Rea para 36 pontos ou menos. E a definição do grid de largada foi ruim tanto para o piloto da Ducati quanto para o da Kawasaki. Rea e Redding sofreram quedas e largaram em 15º e 23º, respectivamente.
Na corrida, o pole Toprak Razgatlioglu largou bem e manteve a liderança, enquanto Rea ganhou oito posições somente na primeira volta, colocando-se na batalha pelo pódio já na segunda volta da prova.
Um pouco mais atrás, Redding vinha em uma corrida de recuperação até que, a 16 voltas do fim, a Ducati Panigale V4R sofreu uma quebra e obrigou o britântico a abandonar a prova. Com o abandono de Redding, o campeonato chegou ao fim e Rea já tinha o sexto título na mão mesmo se abandonasse a corrida.
O piloto da Kawasaki, porém, adotou uma postura cautelosa e seguiu na pista, abdicando da disputa pelo pódio. Na frente, Razgatlioglu seguiu tranquilo para vencer novamente na temporada 2020 do Mundial de Superbike, com Chaz Davies em segundo e Garrett Gerloff em terceiro.
Rea cruzou a linha de chegada em quarto para celebrar o sexto título mundial seguido, ampliando um domínio que já é impressionante - tanto pela parte do piloto quanto da Kawasaki, que mantém a Ninja ZX-10RR no topo mesmo com a chegada de novas concorrentes como a Ducati Panigale V4R, a nova BMW S1000RR e a Honda CBR 1000RR-R Fireblade.
Estreando no Mundial de Superbike com a CBR 1000RR-R Fireblade da MIE Racing Honda Team, Eric Granado fez boa prova e terminou na 15ª posição, pontuando na estreia no principal campeonato de motos de produção do mundo.
Na emocionante prova do Mundial de Supersport 300, Mika Perez venceu utilizando o vácuo na linha de chegada. Mas a disputa pelo título estava um pouco mais atrás, entre Scott Deroue e Jeffrey Buis.
E o holandês, que largou em 19º, terminou em sexto - duas posições à frente de Deroue - para abrir 30 pontos de vantagem sobre o rival e conquistar com uma prova de antecedência o título da categoria.
Entre os brasileiros, Felipe Macan não disputou a prova, mas os irmãos Kawakami terminaram na zona de pontuação. Meikon Kawakami terminou em nono, enquanto Ton Kawakami finalizou a corrida na décima posição.
As corridas finais do Mundial de Superbike acontecem no domingo, a partir das 7h (de Brasília), com transmissão do serviço de streaming DAZN.