Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

MotoGP

Primeira vitória de Rossi na MotoGP completa 20 anos; relembre

09 de July de 2020


Foto: MotoGP/Divulgação

No dia 9 de julho de 2000 o mundo da motovelocidade viveu um momento histórico: o GP da Grã-Bretanha da classe principal do Mundial de Motovelocidade – na época ainda chamada de 500 cc por ser disputada com motos de tal cilindrada e motores dois tempos – foi o palco da primeira vitória de Valentino Rossi. 

Nesta quinta-feira (9), portanto, o primeiro triunfo de Rossi no topo da motovelocidade mundial completa 20 anos. O italiano estreava nas 500 cc, tendo subido com o título conquistado nas 250 cc no ano anterior e já era reconhecido no mundo da motovelocidade, além do talento, pelas comemorações excêntricas e pelo jeito descontraído de ser. 

Até a prova em Donington Park, no entanto, a temporada de Rossi vinha sendo irregular, mesclando momentos de muita velocidade com quedas em momentos cruciais. A corrida em Donington tem um pouco disso também, já que Rossi largou muito mal partindo da quarta posição e chegou a ficar fora do top-10 no início da prova, que teve Alex Barros na pole. 

As esportivas mais velozes do Brasil!

Conforme a pista secava – a prova começou com asfalto totalmente molhado – Rossi crescia na corrida e ganhava posições. Na parte final da prova, formou-se um trio com o italiano, Kenny Roberts Jr. - que viria a ser o campeão naquele ano – e Jeremy McWilliams. 

Rossi fez a leitura correta tanto da velocidade dos rivais como das condições da pista e atacou McWilliams a três voltas do final para vencer pela primeira vez na classe principal no Mundial de Motovelocidade. 

Depois da vitória, Rossi teve uma reta final de temporada muito mais regular e venceu mais uma vez - o triunfo veio no GP do Brasil, realizado no extinto Jacarepaguá. Os deslizes na primeira parte do ano cobraram um preço e o então novato teve de se contentar com o vice-campeonato, mesmo tendo feito mais pontos do que Roberts Jr. na segunda metade do ano. 

Depois da primeira, vieram mais 88 vitórias e sete títulos mundiais – um na antiga 500 cc, em 2001, e seis na MotoGP (2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009). A vitória mais recente de Rossi já tem uma certa ‘idade’: o italiano cruzou a linha de chegada em primeiro lugar pela última vez no GP da Holanda de 2017, após uma batalha intensa com Danilo Petrucci.  

Será que neste ano voltaremos a ver o Doutor no topo do pódio? A temporada 2020 da MotoGP tem início no dia 19 de julho, com o GP da Espanha, em Jerez. O MOTO.com.br vai acompanhar e trazer para você tudo o que acontece na principal categoria da motovelocidade no mundo.

Compartilhe esse anúncio