MotoGP
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Marc Márquez é realmente imbatível em Sachsenring. Neste domingo (7), o espanhol dominou confortavelmente o GP da Alemanhha para vencer a prova pela décima vez consecutiva. Desde que chegou ao Mundial de Motovelocidade, independentemente da classe, o espanhol não perdeu no circuito germânico.
O único momento em que Márquez teve a liderança ameaçada foi na largada, quando Fabio Quartararo e Maverick Viñales tentaram chegar na primeira curva à frente. Depois, o espanhol imprimiu um ritmo muito superior e jamais foi incomodado.
Viñales teve de lidar com a pressão de Cal Crutchlow a corrida toda, mas terminou em segundo, com o combalido britânico completando o pódio. Valentino Rossi, que largou em 11º, não foi muito além na prova e terminou em oitavo.
Márquez parecia não ter largado bem, mas compensou na freada e seguiu na liderança, seguido por Viñales, Miller, Rins e Crutchlow. Na abertura da segunda volta, na curva 3, Quartararo, que havia caído para o sétimo posto, sofreu uma queda e abandonou a prova.
Faltando 27 voltas para o fim, Márquez começou a aumentar o ritmo. Rins não queria perder o compatriota de vista e deixou Viñales para trás na freada para a penúltima curva do circuito. Enquanto isso, Rossi, tentava uma corrida de recuperação e era o nono colocado.
Dovizioso, que sequer havia largado entre os 12 primeiros, superava Danilo Petrucci na entrada da curva 1 a 23 giros do fim e já aparecia em sexto. Na frente, Márquez imprimia um ritmo que os demais não eram capazes de acompanhar.
Faltando 20 voltas para o fim, o líder do campeonato já levava 2s5 de vantagem para Rins e parecia ter a corrida sob controle. E para o campeonato a situação também era favorável, já que Dovizioso não conseguia superar Miller e permanecia na sexta posição. Três voltas depois, a situação melhorou um pouco mais para Márquez, já que Dovizioso foi superado por Petrucci e caiu para sétimo.
Puxado pelo companheiro de equipe, que havia ultrapassado Miller a 13 giros do final, Dovizioso voltou ao sexto lugar ao ultrapassar o australiano na abertura da volta seguinte. A 11 voltas do fim, na curva 11 e sozinho, Rins foi ao chão pela segunda corrida seguida, praticamente dando adeus a qualquer chance de brigar pelo título da temporada 2019.
Se na frente a disputa já parecia definida, havia um grupo de pilotos do quarto ao 11º lugar andando colados. Dentro desse grupo, quem pareia ter o melhor momento a nove voltas do final era Joan Mir, que já havia superado Rossi, Morbidelli, Miller e Dovizioso e aparecia no quinto lugar.
O esforço para escalar o pelotão cobrou o preço e o rendimento de Mir caiu, permitindo a Dovizioso e Miller ultrapassarem o piloto da Suzuki. A briga pelo segundo lugar era acirrada, com Crutchlow na cola de Viñales, mas incapaz de tentar qualquer manobra. Márquez, claro, seguiu sem ser incomodado até a bandeira quadriculada, vencendo pela décima vez consecutiva em Sachsenring.
Na disputa pelo segundo lugar com Viñales, ao entrar na curva 10 na penúltima volta, Crutchlow recebeu um aviso da dianteira da Honda quase o deixando na mão. Foi o suficiente para o britãnico se conformar com o terceiro posto. Petrucci foi o quarto e Dovizioso foi o quinto. Miller, Mir, Rossi, Morbidelli e Stefan Bradl, nesta ordem, completaram o Top-10 em Sachsenring.
Com a vitória, Márquez vai para as férias da MotoGP com 185 pontos, 58 a mais do que Dovizioso, o segundo colocado. Petrucci é o terceiro, 64 pontos atrás do espanhol e Rins, mesmo com a queda, permanece em quarto lugar, estacionado nos 101 pontos. Viñales, com a vitória de Assen e o segundo lugar na Alemanha, aparece em quinto, com 85.
Na prova inaugural da MotoE, Niki Tulli levou a vitória. Eric Granado, que havia largado em terceiro, completou a corrida em oitavo. Alex Márquez venceu mais uma vez na Moto2, enquanto na Moto3 o triunfo ficou nas mãos de Lorenzo Dalla Porta.
O Mundial de Motovelocidade tira férias agora e retorna no dia 4 de agosto, com o GP da Tchéquia.
Confira o resultado final do GP da Alemanha de MotoGP:
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Equipe | Moto | Tempo/Dif. |
1 | 25 | 93 | Marc MARQUEZ | Repsol Honda Team | Honda | 41'08.276 |
2 | 20 | 12 | Maverick VIÑALES | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 4.587 |
3 | 16 | 35 | Cal CRUTCHLOW | LCR Honda CASTROL | Honda | 7.741 |
4 | 13 | 9 | Danilo PETRUCCI | Ducati Team | Ducati | 16.577 |
5 | 11 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati Team | Ducati | 16.669 |
6 | 10 | 43 | Jack MILLER | Pramac Racing | Ducati | 16.836 |
7 | 9 | 36 | Joan MIR | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 17.156 |
8 | 8 | 46 | Valentino ROSSI | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 19.110 |
9 | 7 | 21 | Franco MORBIDELLI | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 20.634 |
10 | 6 | 6 | Stefan BRADL | Repsol Honda Team | Honda | 22.708 |
11 | 5 | 53 | Tito RABAT | Reale Avintia Racing | Ducati | 26.345 |
12 | 4 | 44 | Pol ESPARGARO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 26.574 |
13 | 3 | 29 | Andrea IANNONE | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 32.753 |
14 | 2 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 32.925 |
15 | 1 | 17 | Karel ABRAHAM | Reale Avintia Racing | Ducati | 37.934 |
16 | 55 | Hafizh SYAHRIN | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 41.615 | |
17 | 63 | Francesco BAGNAIA | Pramac Racing | Ducati | 56.189 | |
18 | 88 | Miguel OLIVEIRA | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 57.377 | |
Não completaram | ||||||
41 | Aleix ESPARGARO | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 2 voltas | ||
42 | Alex RINS | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 12 voltas | ||
5 | Johann ZARCO | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 28 voltas | ||
20 | Fabio QUARTARARO | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 29 voltas |