MotoGP
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O público ficou abaixo das expectativas no Autódromo Internacional do Algarve mas, por outro lado, quem passou parte do dia no autódromo, assistiu um espetáculo acima do que havia esperado. As três categorias garantiram o retorno do investimento, para quem estava com uma grana sobrando para assistir.
A previsão de emoção era certa, a dúvida pairava sobre o horário que iria começar a chover, o que não aconteceu nessa categoria.
Johann Zarco largou na pole e já perdeu a posição na largada para Joan Mir, que aproveitou melhor a potência do seu V4 e assumiu a ponta. Fabio Quartararo, que também ultrapassou Zarco, começa a perseguição a Mir e , na quarta volta assume a liderança da prova.
Enquanto isso, na quinta volta, Marc Márquez está em décimo lugar, atrás de Pol Espargaró e, na volta seguinte, Jorge Martin escorrega para fora da pista e da prova.
A grande maioria dos pilotos optou por largar com pneus médios na traseira, apenas dois optaram por pneus duros.
Uma disputa boa na volta sete entre Márquez, Espargaró e Bastianini pelas posições 9,10 e 11.
Fabio Quartararo segue na frente com quase 2 segundos de vantagem na nona volta, trazendo com ele Mir e Zarco, colados e disputando a segunda posição.
A curva 8 na décima volta foi o fim de prova para Enea Bastianini que, depois de escorregar, se contentou em ganhar uma carona de scooter até os boxes e ficar pensando que, a liderança do campeonato agora, estava com o líder da prova, Quartararo. Nessa volta Márquez continua em nono e as chances de um duelo em família é grande, pois Alex Marquez está a sua frente.
Na volta 12, foi a vez de Nakagami Takaaki ir ao chão, mas conseguiu retornar a prova e terminar na 16ª posição. O ritmo está alto e a velocidade na reta, está chegando a 347 km/h!
Estamos na volta 14 e, o atual campeão Quartararo aumenta a vantagem para 3,6 segundos, e a disputa entre Mir e Zarco continua até a volta 17, quando Johann Zarco assume o segundo posto deixando a briga de terceiro e quarto para Mir e Jack Miller. O líder está com 5,2 segundos de vantagem agora.
Joan Mir acelerou e, disputando com Miller a terceira posição, perdeu a frente da moto, escapando na curva, mas leva com ele Miller, acabando a disputa e a prova para os dois, deixando o terceiro lugar para Aleix Espargaró seguido por Alex Rins, em quarto.
Bagnaia que largou na 24ª posição, na volta 21 já estava em nono lugar, cruzando a linha final em oitavo. Marc Márquez sobe para sétimo após a queda de Mir e Miller, mas continua uma briga frenética com o irmão pela sexta posição.
A última volta fechou com Fabio Quartararo a frente, Zarco em segundo e Aleix Espargaró em terceiro. Na briga entre irmãos, Marc passa a frente de Alex e cruzam a linha quase juntos. (vide a diferença de tempo abaixo)
Respeitando a diversidade, seis marcas diferentes nas seis primeiras posições, primeira vitória de Quartararo em 2022 que, apesar de empatar com Rins em 69 pontos, fica com a liderança do campeonato por ter uma vitória. Alex Rins que largou em vigésimo terceiro, chegou em quarto lugar.
01- Fábio Quartararo Yamaha 41m 39.611s
02- Johann Zarco Ducati +5.409s
03- Aleix Espargaró Aprilia +6.068s
04- Alex Rins Suzuki +9.633s
05- Miguel Oliveira KTM +13.573s
06- Marc Marquez Honda +16.163s
07- Alex marquez Honda +16.183s
01- Fabio Quartararo 69 pontos (uma vitória)
02- Alex Rins 69 pontos
03- Aleix Espargaro 66 pontos
04- Enea Bastianini 61 pontos
05- Johann Zarco 51 pontos
06- Joan Mir 46 pontos
07- Brad Binder 42 pontos
A Moto2 deu um susto enorme em muita gente, desanimou outro tanto mas, por outro lado, fez a alegria de outro tanto de gente! Sempre tem o outro lado da moeda!
Na volta 9 já havia começado uma chuvinha e os pilotos do primeiro pelotão foram surpreendidos na curva 2. Os três primeiros, Arón Canet, Cameron Beaubier e Ai Ogura foram ao chão logo que entraram na curva, isolados, sem um tocar em outro. O pelotão que vinha em seguida, Tony Arbolino, Augusto Fernández, Somkiat Chantra, Sam Lowes e Albert Arenas, repetiram a cena. Parecia que tinham jogado óleo na pista, mas não era o caso.
As chances de atropelamento eram grandes, visto que haviam várias motos espalhadas pela rota em que as outras motos vinham escorregando, mas, aparentemente sem maiores consequências, mesmo com uma moto tendo se incendiado.
Os envolvidos não puderam retornar a prova devido a regras de segurança da categoria e uma nova largada foi dada. Com mais sete voltas para os 18 pilotos terminarem a prova, Joe Dixon largou na pole mas, foi ao chão antes de completar a primeira volta, dando chance para a primeira vitória do americano Joe Roberts.
01- Joe Roberts 12m09.7570
02- Celestino Vietti +2.818s
03- Jorge Navarro +2.991s
04- Marcel Scheotter +3.104s
05- Manuel Gonzalez +3.199s
01- Celestino Vietti 90 pts
02- Ai Ogura 56 pts
03- Tony Arbolino 54 pts
04- Joe Roberts 49 pts
05- Aron Canet 49 pts
A Moto3 foi a primeira prova do dia e também foi cheia de emoções! Muitas ultrapassagens e troca de posições.
Com pista seca, quem se deu bem foi Sergio García que, mesmo largando na sexta posição, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Mesmo estando sob muita pressão na corrida, García sai do Algarve liderando o campeonato.
Outro escalador do dia foi Jaume Masià, que, saindo da 15ª posição, ainda chegou colado em García, separado por apenas 0s069.
Fechando o pódio veio Ayumu Sasaki que, mesmo liderando parte da prova, não resistiu aos ataques e conseguiu se manter na terceira posição. Detalhe, a diferença de tempo dos 5 primeiros não deu 1 segundo!
O brasileiro Diogo Moreira chegou na 10ª colocação
01- Sergio Garcia 38m17.7250
02- Jaume Masia +0,069s
03- Ayumu Sasaki +0.110s
04- Deniz Öncü +0.210s
05- Izan Guevara +0.373s
01- Sergio Garcia 83 ptos
02- Dennis Foggia 82 ptos
03- Jaume Masia 54 ptos
04- Andrea Migno 50 ptos
05- Deniz Öncü 50 ptos
13- Diogo Moreira 26 ptos