Motovelocidade
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Nesta sexta-feira (7), a Yamaha do Brasil pegou o cenário nacional da motovelocidade de surpresa e anunciou que a R3 Cup, categoria monomarca que utiliza a esportiva R3 e trabalha com jovens pilotos, não faz mais parte da programação do SuperBike Brasil.
A R3 Cup era parte integrante dos finais de semana do campeonato e revelou jovens talentos que hoje disputam corridas no exterior, como os irmãos Ton e Maikon Kawakami, que estarão juntos no Mundial de Supersport 300, categoria de acesso do Mundial de Superbike.
Curiosamente, os irmãos Kawakami pilotam uma R3 no campeonato e vão para esta temporada para tentar quebrar o domínio da Kawasaki, que venceu o campeonato nos dois últimos anos.
O curto comunicado da Yamaha do Brasil diz, além de confirmar o fim da categoria dentro da programação do SuperBike Brasil, que mais informações sobre a R3 Cup “serão divulgadas em breve”.
Após perder a R3 Cup, a organização do SuperBike Brasil anunciou uma nova categoria para a temporada 2020: a SuperSport 400. Nela, estarão Yamaha R3, Kawasaki Ninja 400 e Honda CBR 500R - a categoria monomarca com o modelo, que saiu de linha no Brasil, dá lugar para a CBR 650R Cup com a nova esportiva média da Honda, apresentada no Salão Duas Rodas 2019.
Segundo o SuperBike Brasil, assim como no Mundial de Supersport 300, as motos da categoria vão passar por um balanceamento de performance para competir em condições de igualdade.
Ainda de acordo com a organização do campeonato, haverá pontuação e pódio geral para a categoria e para cada modelo e há estudos para a inclusão de sub-categorias.