Motovelocidade
Motovelocidade
Na volta do campeonato Mundial de Superbike ao circuito de Donington Park, na Inglaterra, Marco Melandri conquistou sua primeira vitória na competição em sua terceira prova na categoria, após trabalhar seu caminho da nona posição – da onde largou – até o primeiro lugar.
O piloto da Yamaha imprimiu um ritmo muito agressivo e pôde desfrutar de uma boa disputa com Max Biaggi, que por sua vez não fez uma boa prova. O atual campeão Mundial cometeu muitos erros e mais parecia um estreante dando suas primeiras voltas no circuito britânico. O piloto da Aprilia terminou a prova na sétima posição.
Jakub Smrz terminou a primeira bateria da etapa de Donington em segundo, uma ótima colocação para a Effenbert Liberty Ducati. O piloto da República Tcheca fez uma bela manobra no fim da quinta volta e ultrapassou Leon Haslam, assumindo a primeira posição. Com três voltas para o fim, Melandri encostou em Smrz, tirando cerca de quatro décimos por volta. Na volta seguinte, o italiano tirou o melhor de sua motocicleta, fez uma linda ultrapassagem em Smrz e abriu. Impressionante o desempenho de Melandri e de sua Yamaha.
Carlos Checa, que não conseguiu largar bem e caiu para a décima primeira posição na primeira volta, terminou a prova na terceira posição. Já Leon Haslam (BMW Motorrad), que largou muito bem e ficou na primeira posição nos estágios iniciais da prova, terminou em quarto, ficando na frente de Jonathan Rea (Castrol Honda) e Noriyuki Haga (PATA Racing).
O companheiro de equipe de Biaggi, Leon Camier, ficou na oitava posição. Troy Corser e Joan Larscorz, da Kawasaki, fecharam os dez melhores. Faltando cinco voltas para o fim, Tom Sykes perdeu a frente de sua Kawasaki SRT e foi ao chão quando estava em quinto, negando uma boa posição para a marca japonesa.
A segunda bateria da segunda etapa do campeonato Mundial de Superbike acontecerá logo menos, as 11hs de Brasília. A próxima etapa será no dia 17 de abril, no circuito de Asse, na Holanda.
Resultados:
1) Marco Melandri (ITA/Yamaha), 34min33s189secs
2) Jakub Smrz (CZE/Effenbert Liberty Ducati), + 2s455
3) Carlos Checa (ESP/Althea Ducati), + 5s839
4) Leon Haslam (ING/BMW Motorrad), + 6s176
5) Jonathan Rea (ING/Castrol Honda), + 9s039
6) Noriyuki Haga (JAP/PATA Aprilia), + 9s215
7) Max Biaggi (ITA/Aprilia Alitalia), + 9s960
8) Leon Camier (ING/Aprilia Alitalia), + 14s860
9) Troy Corser (AUS/BMW Motorrad), + 14s877
10) Joan Lascorz (ESP/Kawasaki), + 16s182
11) Sylvain Guintoli (FRA/Effenbert Liberty Ducati), + 25s820
12) Ruben Xaus (ESP/Castrol Honda), + 28s278
13) Ayrton Badovini (ITA/BMW Italia), + 31s869
14) Roberto Rolfo (ITA/Pedercini Kawasaki), + 40s015
15) Mark Aitchison (AUS/Pedercini Kawasaki), + 1min00s126