Motovelocidade
Motovelocidade
Jonathan Rea provou que poderá correr pela vitória ao lado dos rivais ao título Noriyuki Haga e Ben Spies, neste fim de semana, conquistando a pole provisória nos primeiros treinos de qualificação para a etapa final, em Portimao.
Enquanto as atenções estavam voltadas à Haga e Spies durante quase toda a sessão, nenhum dos dois chegou ao topo da tabela de tempos, com os pilotos da Ducati privada, Jakub Smrz e Shane Byrne, ditando o ritmo no começo do dia.
Revivendo as memórias de sua performance dominante nos treinos da pré-temporada no circuito português alguns meses atrás, Byrne ficou em primeiro lugar durante mais da metade da sessão antes de ser superado pelo mais rápido dos treinos livres, Smrz.
O piloto tcheco só não dominou o dia por completo para a equipe Guandalini porque Rea marcou a melhor volta com dez minutos para o fim. O norte irlandês segurou a posição até a bandeirada.
Spies e Haga, tiveram que se contentar com o terceiro e nono lugar respectivamente. O americano ficou um décimo de segundo atrás de Rea, enquanto o japonês foi meio segundo mais lento.
Sendo o melhor dos dois nos treinos livres, Haga gastou boa parte da sessão fora dos dez melhores, focado na configuração de sua moto para a corrida, antes de alcançar a quarta colocação. Entretanto, o líder do campeonato eventualmente perdeu posições e se classificou apenas como o quinto piloto mais rápido da Ducati no circuito.
Em sua última corrida com a equipe Ten Kate Honda antes de trocar para a Althea Ducati, Carlos Checa conquistou o quinto melhor tempo, logo na frente de dois pilotos da Ducati satélite, Byrne e Fonsi Neto. A dupla provou que a fábrica italiana será uma das mais fortes neste fim de semana.
O dono das poles provisórias em Ímola e Magny-Cours, Michel Fabrizio, foi o melhor da Ducati Xerox na sétima posição, na frente do romano Max Biaggi, que conseguiu colocar sua Aprilia entre os dez melhores após uma sessão apagado.
Leon Haslam fechou os dez melhores com sua Stiggy Honda, e ficou na frente ed Yukio Kagayama, que saiu da terceira posição nos treinos livres para a décima primeira na classificação. Ruben Xaus e Troy Corser conseguiram a décima segunda e décima terceira colocações para a BMW, enquanto Broc Parkes liderou o trio da Kawasaki na décima quarta posição, na frente de Makoto Tamada e Luca Scassa.
O grid de largada para a décima quarta e última rodada será decidido no sábado. A corrida, que acontece no domingo, não terá sua transmissão completa. Segundo o canal de TV por assinatura, BandSports, a corrida mais importante do ano terá, somente, a segunda bateria transmitida ao vivo, a partir das 12hs30 de domingo.
Resultados:
1) Jonathan Rea (ING/Ten Kate Honda), 1min43s786
2) Jakub Smrz (CZE/Guandalini Ducati) 1min43s866
3) Ben Spies (EUA/Yamaha), 1min43s870
4) Carlos Checa (ESP/Ten Kate Honda), 1min43s945
5) Shane Byrne (ING/Sterilgarda Ducati), 1min43s947
6) Fonsi Nieto (ESP/DFX Corse Ducati), 1min44s005
7) Michel Fabrizio (ITA/Ducati Xerox), 1min44s154
8) Max Biaggi (ITA/Aprilia Racing), 1min44s210
9) Noriyuki Haga (JAP/Ducati Xerox), 1min44s254
10). Leon Haslam (ING/Stiggy Honda), 1min44s324
11) Yukio Kagayama (JAP/Alstare Suzuki), 1min44s674
12) Ruben Xaus (ESP/BMW Motorrad), 1min44s822
13) Troy Corser AUS BMW Motorrad S1000RR 1min44s830
14) Broc Parkes (AUS/Kawasaki), 1min44s963
15) Makoto Tamada (JAP/Kawasaki), 1min44s977