Leandro Alvares
MotoGP e Mundial de Superbike, as duas principais categorias de motovelocidade do planeta. Uma é considerada a Fórmula 1 das duas rodas, disputada por motos de 800cc. A outra, famosa por colocar na pista modelos superesportivos, de 1000 cilindradas, construídos para rodar nas ruas.
Só por estas descrições já dá para ter uma idéia de qual das classes concentra os equipamentos mais velozes. Mas nada melhor do que números concretos para sanar qualquer dúvida dos amantes das competições. Por isso, vamos lá.
A referência utilizada para o teste de velocidade é o circuito de Losail, no Catar, que recebeu a etapa de abertura da temporada 2007 de ambos os torneios. As feras do WSBK foram as primeiras correr no traçado catariano, entre os dias 22 e 24 de fevereiro.
O australiano Troy Corser, da Yamaha, foi o pole position da prova com a marca de 1min58ss402. A sessão foi realizada sob forte calor, assim como na tomada classificatória da MotoGP, que movimentou o autódromo entre quinta-feira e sábado passados.
Por coincidência, a categoria máxima do motociclismo também viu a Yamaha conquistar a posição de honra do grid, com Valentino Rossi. O giro do italiano: 1min55s002, 3s4 mais abaixo do tempo alcançado por Corser.
Se estivesse no grid da MotoGP, o australiano do WSBK largaria muito longe do primeiro lugar: somente em 20º, entre o japonês Makoto Tamada (1min58s024) e o britânico Chris Vermeulen (1min59s606).
Já Andrew Pitt, que ocupou o último posto no treino oficial do Mundial de Motovelocidade, estaria numa situação melhor na “grelha” da Superbike, com a sétima colocação, entre o atual campeão Troy Bayliss (1min59s668) e Yukio Kagayama (1min59s964).
Veja o comparativo das duas categorias no GP do Catar:
Mundial de Superbike
Pole: Troy Corser (AUS/Yamaha), 1min58s402
Último colocado: Al Naimi Mashel (CAT/Kawasaki), 2min06s487
MotoGP
Pole: Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min55s002
Último colocado: Andrew Pitt (AUS/Ilmor), 1min59s725