Após a festa do champanhe, Casey Stoner admitiu que não esperava vencer logo em sua estréia na Ducati, na primeira etapa da temporada 2007 da MotoGP. Mas a grande verdade é que ninguém realmente apostava numa vitória do australiano, e sim na de Valentino Rossi, que terminou a corrida do último sábado na segunda posição. Daniel Pedrosa, da Repsol Honda, completou o pódio.
Com o italiano da Fiat Yamaha na pole-position, seguido do companheiro de equipe, Colin Edwards, a maioria dos torcedores acreditava no favoritismo das motos japonesas. Contudo, a chamada “Ferrari de duas rodas” deu um pulo do gato com o seu recém contratado.
Rossi conseguiu manter a ponta na largada, seguido de Stoner e Toni Elias. No final da primeira passagem, porém, o jovem representante da Austrália se valeu da impressionante e visível velocidade do modelo Desmosedici GP07 em retas para assumir a dianteira.
A máquina do atual vice-campeão da categoria, ao contrário, apresentava um ritmo melhor no miolo do circuito de Losail, o que ajudava o “Doutor” a recuperar a liderança nos trechos de baixa. Para os fãs, um prato cheio de emoção, graças à troca constante de posições e à briga intensa pelo primeiro lugar.
O confronto se estendeu até o final da prova, quando os narradores oficiais da corrida — e provavelmente muitos torcedores — esperaram pelo tradicional bote decisivo de Valentino Rossi. No entanto, Stoner demonstrava um controle absoluto da moto, com direito inclusive a se desgarrar do adversário nas duas voltas que antecediam a bandeirada. Casey venceu, com 2s838 de vantagem sobre o italiano.
“Eu achava que tinha uma chance de vencer essa corrida, mas não esperava pela vitória”, admitiu o vencedor, também revelando o forte potencial de sua equipe. “Não forcei muito a moto, que chegou ao final muito bem. Então, decidi andar mais forte para garantir o primeiro lugar”, acrescentou.
Ao segundo colocado, coube a redenção. “Casey estava perfeito na prova e a diferença de velocidade na reta era demais. Tentei manter contato ao máximo, porque nas curvas minha moto estava mais equilibrada. Mas mesmo que eu conseguisse ultrapassá-lo na curva, ele retomaria a posição. Ele simplesmente estava mais rápido”, falou o heptacampeão do mundo.
A grande decepção do fim de semana foi o atual campeão da categoria. Nicky Hayden, que desde os treinos ficou aquém do esperado, obteve um modesto oitavo lugar, após conseguir se recuperar de uma bela ultrapassagem por fora recebida de Alexandre Barros, da Pramac d’Antin. O brasileiro, em seu retorno ao certame, terminou em nono.
Outro piloto que não ficou nada satisfeito com o resultado da prova foi Loris Capirossi, companheiro de Stoner na Ducati. O veterano italiano “apanhou” do parceiro nos três dias de atividades em pista e, por fim, abandonou a disputa após sofrer uma queda na 15ª passagem. Andrew Pitt, Carlos Checa, Randy de Puniet e Jeremy McWilliams também não concluíram a etapa.
A próxima corrida do Mundial acontecerá no dia 25 deste mês, no circuito de Jerez de La Frontera, na Espanha.
Confira o resultado final do GP do Catar:
1) Casey Stoner (AUS/Ducati/B), 22 voltas em 43min02s788
2) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha/M), a 2s838
3) Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda/M) , a 8s530
4) John Hopkins (EUA/Rizla Suzuki/B) , a 9s071
5) Marco Melandri (ITA/Gresini Honda/B) , a 17s433
6) Colin Edwards (EUA/Fiat Yamaha/M) , a 18s647
7) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki/B) , a 22s916
8) Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda/M) , a 23s057
9) Alexandre Barros (BRA/Pramac d'Antin/B) , a 25s961
10) Shinya Nakano (JAP/Konica Minolta Honda/M) , a 28s456
11) Alex Hofmann (ALE/Pramac d'Antin/B) , a 35s029
12) Olivier Jacque (FRA/Kawasaki/B) , a 42s948
13) Kenny Roberts (EUA/Team Roberts/M) , a 42s977
14) Toni Elias (ESP/Gresini Honda/B) , a 42s989
15) Sylvain Guintoli (FRA/Tech 3 Yamaha/D) , a 51s639
16) Makoto Tamada (JAP/Tech 3 Yamaha/D), a 57s853
Não Completaram:
Andrew Pitt (AUS/Ilmor/M)
Carlos Checa (ESP/Honda LCR/M)
Randy de Puniet (FRA/Kawasaki/B)
Loris Capirossi (ITA/Ducati/B)
Jeremy McWilliams (IRL/Ilmor/M)
Legenda:
B = Bridgestone / D = Dunlop / M = Michelin.
Classificação:
1) Casey Stoner, 25 pontos
2) Valentino Rossi, 20
3) Daniel Pedrosa, 16
4) John Hopkins, 13
5) Marco Melandri, 11
6) Colin Edwards, 10
7) Chris Vermeulen, 9
8) Nicky Hayden, 8
9) Alexandre Barros, 7
10) Shinya Nakano, 6